Notícias

S. Antão: Primeiro Ministro assiste ao arranque das obras da estrada para Fontaínhas e inaugura Hotel ecológico

Recordo que em junho do ano passado, estive em Fontaínhas na apresentação de um programa de âmbito nacional que é as Aldeias Globais Turísticas. Na altura, garantimos que íamos construir a estrada de acesso a Fontaínhas, com melhores condições, mais segurança e que pudesse estar enquadrada num grande património que é Fontaínhas, e valorizar esta aldeia”, avançou.

No segundo dia de visita a S. Antão, o Primeiro MInstro, Ulisses Correia e Silva, presidiu a cerimónia da assinatura da consignação das obras de requalificação da Estrada Ponta do Sol – Fontainhas que arrancaram ontem e inaugurou um Hotel ecológico (RM Green Hotel) ligado à natureza na localidade de Lombo Branco, no concelho de Ribeira Grande e o Miradouro Turístico de Nossa Senhora do Rosário.

O hotel tem 17 quartos, na sua maioria em madeira pré-fabricada, mas dois são revestidos em pedra, obedecendo a construção tradicional de Santo Antão, num investimento privado que ronda os 80 mil contos e deverá empregar 22 pessoas.

Em relação à estrada para Fontaínhas, Ulisses Correia e Silva disse que esta é mais uma promessa cumprida pelo Governo.

“Recordo que em junho do ano passado, estive em Fontaínhas na apresentação de um programa de âmbito nacional que é as Aldeias Globais Turísticas. Na altura, garantimos que íamos construir a estrada de acesso a Fontaínhas, com melhores condições, mais segurança e que pudesse estar enquadrada num grande património que é Fontaínhas, e valorizar esta aldeia”, avançou.

Segundo o Primeiro Ministro, este investimento “valoriza esta que é considerada uma das aldeias mais bonitas do mundo”. “E se hoje já é referência mundial mais ainda será com a conclusão destas obras”, sublinhou.

Mas as transformações em Fontaínhas não irão ficar apenas no acesso. A aldeia vai ser requalificada enquadrada dentro do programa “Aldeias Turísticas Rurais” que consiste na pintura das casas, na rede de saneamento, protecção de encostas e criação de mais qualidade ambiental, para as pessoas que lá vivem e para os turistas.

“Com estas valências, vai haver, com certeza, mais investimentos com o alojamento, e o valor de Fontaínhas enquanto destino turístico e paisagístico irá aumentar ainda mais”, vaticinou o Chefe do Governo que ainda ontem viu também inaugurada, depois de receber obras de reabilitação, o Mercado Municipal de Ribeira Grande.

“Fiquei muito satisfeito com as condições que, a partir de hoje, as Senhoras de Ribeira Grande passam a poder vender os seus produtos no Mercado Municipal”, adiantou, acrescentando que este investimento se enquadra muito bem dentro de um outro grande objectivo deste Governo que é a eliminação da pobreza extrema e diminuição da pobreza absoluta.

“Como disse esta tarde, a pobreza mora muitas vezes em casa de mulheres Chefes de família. E são essas mulheres que vendem no dia-a-dia nos mercados. Com melhores condições, conseguem tirar maiores rendimentos para o sustento dos filhos”, concluiu.

Para hoje, penúltimo dia da visita, o Primeiro Ministro que é acompanhado por uma importante delegação governamental a S. Antão vai assistir à assinatura formal da criação da Empresa Intermunicipal de Águas de Santo Antão (ADSA) que acontece no salão nobre da Câmara Municipal do Paúl, vai inaugurar o Aterro Sanitário controlado intermunicipal de Santo Antão e ver ainda o lançamento do projecto integrado de Pontinha de Janela.

Á tarde, visita o polo do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias e inaugura a estrada Espongeiro-Lagoa, muito aguardado pela população local.