Cumpriu-se, ontem, 10 de fevereiro de 2023, as obras de reabilitação do cais de Pedra de Lume, orçadas em 4.778.918,00 (quatro milhões, setecentos e setenta e oito mil novecentos e dezoito escudos), co-financiadas pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, e pela Câmara Municipal do Sal, com a entrega do espaço aos pescadores e à comunidade.
Há um ano, aquando das visitas do Ministro do Mar às ilhas e comunidades piscatórias, no âmbito do mês do pescador, os de Pedra de Lume reivindicaram a reabilitação do caís e melhorias das condições de vida e autoestima da própria comunidade. O governante assumiu na altura o compromisso de o reabilitar, em parceria com a edilidade.
Cumpriu-se, ontem, 10 de fevereiro de 2023, a conclusão das obras de reabilitação do cais de Pedra de Lume, orçadas em 4.778.918,00 (quatro milhões, setecentos e setenta e oito mil novecentos e dezoito escudos), co-financiadas pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, e pela Câmara Municipal do Sal, com a entrega do espaço aos pescadores e à comunidade.
O presidente da associação de pescadores agradeceu o gesto do Executivo liderado por Ulisses Correia e Silva, em nome da classe, ao governante e ao Ministério do Mar, pelo cumprimento da promessa que no dizer de Titino “é muito significativa e importante para a localidade”, augurando a continuidade de melhorias no sector.
“Não há nada melhor para os políticos e governantes do que ouvir de quem confiou em nós, cumpriu o prometido. E hoje, mais do que um caís, entregamos um ponto de atração turístico, um símbolo de retoma da localidade e nova centralidade para Pedra de Lume, e devolvemos autoestima a esta comunidade”, começou por afirmar o Ministro do Mar, que presidiu á cerimónia de entrega, elogiando publicamente o Presidente da Câmara, Júlio Lopes, e sua equipa pelo amor que vêm demonstrando à ilha do Sal e pelo comprometimento com mais uma promessa.
A ilha do Sal, sinalizou o governante, é estratégica para Cabo Verde, não apenas para o sector do turismo, é a ilha mais próxima de uma das bancas de pesca mais produtivas nos nossos mares, que é a Nova Holanda.
“A visão do Governo é transformar a ilha do Sal num ponto logístico de pesca. E estamos comprometidos para juntamente com a câmara municipal fazer todos os possíveis para que isso se torne realidade”, defendeu o governante, adiantando de que o que aconteceu ontem em Pedra de Lume é só o início de um conjunto de projetos estruturantes para o sector, em carteira, para o Sal.