Notícias

Freedom House 2022 (parte 2): Pluralismo Político e Participação – Cabo Verde com nota máxima

Respondendo à questão se as escolhas políticas do povo estão livres da dominação por forças externas à esfera política, ou por forças políticas que empregam meios extrapolíticos a Freedom House esclarece que as escolhas políticas dos eleitores e dos candidatos estão isentas de influências externas indevidas.

 

No que toca ao Pluralismo político e participação, Cabo Verde também consegue a pontuação máxima.

“Não há impedimentos significativos para a formação e competição de partidos políticos. Vários partidos diferentes estão ativos, embora apenas o PAICV e o MpD tenham detido o poder a nível nacional. Grupos de cidadãos independentes têm um papel ativo na vida política, participando de eleições”, avançam.

Respondendo à questão se as escolhas políticas do povo estão livres da dominação por forças externas à esfera política, ou por forças políticas que empregam meios extrapolíticos a Freedom House esclarece que as escolhas políticas dos eleitores e dos candidatos estão isentas de influências externas indevidas. No entanto, o funcionamento dos órgãos públicos é supostamente afetado pelo partidarismo.

Outro item importante tem a ver com direitos políticos e oportunidades eleitorais de vários segmentos da população (incluindo étnicos, raciais, religiosos, de gênero, LGBT+ e outros grupos relevantes), adiantando que as mulheres têm direitos políticos plenos e iguais e estão cada vez mais envolvidas na política.