Notícias

IGAE inspeciona padarias da cidade da Praia

A propósito da subida do preço do pão nas padarias, uma equipa da Inspeção-Geral das Atividades Económicas (IGAE), realizou terça-feira, 17 de janeiro, uma ação de fiscalização em diversas padarias da cidade da Praia, tendo sido inspecionadas quatro padarias. A IGAE informa que dará continuidade às inspeções às demais padarias do país, nomeadamente em São Vicente, onde já se encontra uma outra equipa no terreno, a partir desta quinta-feira.

A Portaria n.º 64/2010, de 30 de dezembro, no seu artigo 3º (Fixação do peso), ponto 1, diz que “é fixado o peso do pão formato pequeno em 50 gramas e formato grande em 100 gramas”. Diz o ponto 2. “Ficam os operadores do setor obrigados ao cumprimento rigoroso do peso estabelecido de acordo com o número anterior”.

Neste primeiro dia, constatou-se que o peso do pão carcaça grande está abaixo do peso regulamentado pela portaria em pauta.

Nessas inspeções realizadas, constatou-se ainda não conformidades em três padarias, sendo: licença de funcionamento caducada, não envio de folhas de reclamações, falta de afixação do preço do produto, sobretudo na afixação do preço do pão carcaça pequeno e grande.

Verificou-se que três das quatro padarias fiscalizadas hoje na Praia, aumentaram o preço das carcaças pequenas e grandes.