Notícias

Fernando Elísio visita jardins infantis na cidade da Praia subvencionados pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social

Segundo o Ministro Fernando Elísio, “no âmbito do Programa MAIS, que permite a erradicação da pobreza extrema em Cabo Verde, desenvolvemos todos os instrumentos possíveis para permitir que todas as crianças estejam dentro desses espaços".

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio, efetuou, nesta quarta-feira, 07 de dezembro, uma visita a três jardins infantis na cidade da Praia, subvencionados pelo Governo. Esta visita que acontece no âmbito do financiamento deste Ministério, na rúbrica, Edital de Cuidados 2022 – teve como objetivo verificar in loco as condições de funcionamento e ver como é que o processo está em andamento, no quadro daquilo que é o grande propósito do Governo de ter todas as crianças de zero aos cinco numa estrutura de pré-escolar.

Segundo o Ministro Fernando Elísio, “no âmbito do Programa MAIS, que permite a erradicação da pobreza extrema em Cabo Verde, desenvolvemos todos os instrumentos possíveis para permitir que todas as crianças estejam dentro desses espaços”.

Neste sentido, Fernando Elísio adianta que o Governo já promoveu um edital de concurso para que no próximo ano as Associações e ONG’s que se dedicam a questão da infância possam concorrer para aumentar a oferta do pré-escolar.

“Estamos a aumentar a subsidiação para permitir também o maior acesso ao pré-escolar. Cerca de 20% do programa Fundo MAIS vai ser utilizado para a promoção de jardins infantis, de creches e de centros de dia em todo o país”, assegura o Governante.

No entanto, o Ministro afirma que nesta questão o foco é nas cidades da Praia e do Mindelo, e nas ilhas do Sal e Boa Vista, onde há maior carência.

“A nossa determinação é no sentido de focarmos em quem mais precisa para conseguirmos colocar todas as crianças de zero aos cinco anos numa estrutura do pré-escolar”, afirmou Fernando Elísio Freire.

De realçar que a subvenção aos centros de cuidados visa garantir o alargamento do acesso aos serviços de Cuidados, assim como, o reforço da inclusão social e promoção do desenvolvimento de intervenções no setor de cuidados, destinadas às crianças, idosos e pessoas com deficiência.