Na sua intervenção, o Ministro Jorge Santos enalteceu a presença no país de uma delegação Norte-americana de tão elevado nível, facto que demonstra a excelência dos laços de cooperação que unem Cabo Verde e os Estados Unidos e que datam de há mais dois séculos.
O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, presidiu na manha desta segunda-feira, 05, a cerimónia em homenagem à Delegação Norte-americana integrada por Altas Autoridades da Universidade Estadual Bridgewater State University (BSU) , pelos Representantes do Estado de Massachusetts e pelo Presidente da Câmara de Brockton, Robert Sullivan, que se encontram de visita a Cabo Verde a convite do Governo.
Na sua intervenção, o Ministro Jorge Santos enalteceu a presença no país de uma delegação Norte-americana de tão elevado nível, facto que demonstra a excelência dos laços de cooperação que unem Cabo Verde e os Estados Unidos e que datam de há mais dois séculos.
Destacou a presença do Presidente da Bridgewater State University e dos Representantes do Estado de Massachusetts “que muito honram o Governo de Cabo Verde e o Ministério das Comunidades”, dos Representantes do Estado de Massachusetts e agradeceu o contributo que todos têm dado à causa do desenvolvimento de Cabo Verde e a atenção especial que dedicam à vasta Comunidade Cabo-verdiana radicada em Massachusetts.
Entre as personalidades de origem cabo-verdiana presentes esta manhã no Palácio do Governo estavam Vinny de Macedo, atual Assessor especial do Presidente da BSU e antigo Senador, a Senadora Liz Miranda e o Senador Michael Rodrigues, que têm dado um valioso contributo para a boa integração da Comunidade Cabo-verdiana no EUA.
O governante reconheceu que a presença desta ilustre delegação em Cabo Verde demonstra a vontade de melhor conhecerem a dinâmica de desenvolvimento do País de origem
O Ministro advogou que a comunidade Cabo-verdiana nos Estados Unidos da América, a mais antiga e a maior da Diáspora, estimada em cerca 500 mil indivíduos, originários de Cabo Verde e descendentes, constituem um instrumento catalisador da projeção do nosso país na grande Nação que é os EUA, elemento fundamental para desenvolvimento deste País.
Para Jorge Santos, o contributo que a Comunidade Cabo-verdiana dos EUA tem dado e continua a dar para a projeção da nossa imagem, para a promoção da nossa cultura e desenvolvimento económico e social do nosso país “é incomensurável e muito nos orgulha”.
A Diáspora Cabo-verdiana tem um peso e uma importância estratégica fundamental do ponto de vista populacional, demográfico, económico, social, politico e cultural, no passado, no presente e no futuro do arquipélago, constituindo-se num dos maiores ativos estratégicos de Cabo Verde, adiantou o Ministro, reforçando que as remessas financeiras das nossas Comunidades no exterior são “fundamentais” para suportar a frágil economia de Cabo Verde.
O Ministro abordou de forma sucinta a nova Centralidade do Governo de Cabo Verde para a Diáspora Cabo-verdiana, apontando o Plano Estratégico da Diáspora Cabo-verdiana implementado para conferir à nossa Comunidade a importância que ela verdadeiramente merece, e melhor conhecerem as medidas de política desenhadas para o período de 2022-2026.
Ainda no decorrer da sua intervenção, destacou o papel da Bridgewater State University na cooperação com Cabo Verde na formação de quadros, ao longo destes 20 anos, o papel da BSU e do Instituto de Estudos cabo-verdianos na ligação com as Comunidades Regionais e Diáspora.
O Ministro terminou a sua intervenção manifestando disponibilidade para trabalhar para que a extraordinária parceria criada com os EUA seja cada vez mais estreita e abranja áreas específicas previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde.