Notícias

Governo pretende criar um Centro de Inovação de Saúde em Cabo Verde

Segundo Evandro Monteiro, foi assinado recentemente um acordo de parceria técnica entre a Premium valor Consulting e o Ministério da Economia Digital para, de entre tantas valências, destacar Cabo Verde como referência em inovação na e para a saúde, através da investigação e partilha do conhecimento.

Ao presidir o encerramento do Encontro Regional de Telemedicina, que decorreu durante cinco dias na cidade da Praia, o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, anunciou que é intenção do Governo criar nos próximos tempos, um Centro de Inovação em Saúde, um caminho certo para a centralidade necessária do sector da saúde.

Segundo Evandro Monteiro, foi assinado recentemente um acordo de parceria técnica entre a Premium valor Consulting e o Ministério da Economia Digital para, de entre tantas valências, destacar Cabo Verde como referência em inovação na e para a saúde, através da investigação e partilha do conhecimento.

Com este acordo o que se pretende é que, através das novas tecnologias em saúde se possa ligar as estruturas de saúde entre si a partir de Cabo Verde ao mundo e vice-versa tendo em análise as abordagens técnicas.

Na mesma lógica, afirmou que, tendo em conta esta visão estratégica e estruturante para a modernização e adequação das respostas no setor, está em curso o projeto de reforço das capacidades instaladas no País, avaliado em mais de 200 milhões de escudos, para se ter novos equipamentos em telemedicina e formação técnica, para todas as estruturas de saúde nacional.

“Com este investimento queremos assegurar a continuidade das abordagens, prestações de respostas contribuindo para o equilíbrio regional desejado, a diminuição das próprias evacuações internas e externas, atualização continuada do processo de referenciação e contra referenciação dos pacientes, na sustentabilidade económica e na resiliência do SNS.”

Para o representante da OMS em Cabo Verde, Daniel Kertesz, é um orgulho para a sua organização o progresso que Cabo Verde tem feito na área de telemedicina, pois segundo disse, isso ficou evidente durante o encontro também como fruto do engajamento político do país para ter o sistema de saúde cada vez mais resiliente rumo a Cobertura Universal em Saúde.

Cabo Verde acolheu de 21 a 25 de novembro o Encontro Regional de Telemedicina, promovido pela OMS AFRO. Durante os 5 dias do workshop, as apresentações e palestras dos oradores e participantes tiveram como principal foco o reforço dos sistemas de saúde dos países africanos com recurso à telemedicina com particular destaque para o caso de Cabo Verde tido como exemplo a seguir. Também houve momentos de visitas ao NOSI, HAN e Centro de Saúde de Achada Grande Trás.

Neste encontro de alto nível participaram mais de 22 países africanos e Cabo Verde fez-se representar pelo Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, a Diretora Nacional do Serviço de Telemedicina (SNT), Melinda Silva, a Diretora cessante do SNT, Vanda Azevedo, o Diretor do Gabinete de Tecnologia Comunicação e Informação do MS, Dilson Mesquita, entre outros técnicos da área.