Notícias

“Estamos desenhando o reforço das competências da Guarda Costeira” – Janine Lélis

Uma mudança de liderança que acontece após o anúncio público do início do processo de reforma das Forças Armadas que, segundo Janine Lélis, “deve culminar no reforço das capacidades os meios técnicos, operacionais e de logística" para que "possam responder às necessidades, desafios e exigências atuais”.

Ao conferir, na manhã desta sexta-feira (23 de setembro de 2022), a posse ao novo Comandante da Guarda Costeira, o Capitão-do-Mar, Armindo da Graça, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, augurou sucessos à nova liderança, contanto com a mesma “na redefinição e nos novos rumos” que se pretende dar para a Guarda Costeira.

Uma mudança de liderança que acontece após o anúncio público do início do processo de reforma das Forças Armadas que, segundo Janine Lélis, “deve culminar no reforço das capacidades os meios técnicos, operacionais e de logística” para que “possam responder às necessidades, desafios e exigências atuais”.

É neste sentido, que a Ministra Janine Lélis espera desta nova liderança “um comprometimento de proatividade, de assumir diligências assertivas para a garantia da prontidão da Guarda Costeira e operacionalidade permanente dos meios navais”.

Atendendo às potencialidades e desafios que o vasto território de Cabo Verde representa, o Governo está “desenhando, por isso, o reforço das competências da Guarda Costeira”, que se fará também através da implementação da Zona G que “é parte integrante da arquitetura de Yaoundé, para garantia de segurança marítima na região do golfo”, e que “traz para Cabo Verde relevância estratégica no contexto regional e internacional”.

No quadro das perspetivas do início deste mandato e da implementação do Plano Estratégico da Guarda Costeira, brevemente será instalada uma unidade da Guarda Costeira na ilha Brava.

Ambiciona-se, igualmente, “reforçar os padrões e procedimentos referentes á vigilância, busca e salvamento, ao combate á pesca ilegal, á prevenção da poluição, ao reforço da proteção civil e ao apoio nas evacuações médicas “, assegurou.

A par disso, e tendo em perspetiva a aquisição da aeronave vai-se criar também uma comissão para a introdução da Autoridade Aeronáutica Militar e no quadro da cooperação estão em curso os projetos para a construção do Cais da Guarda Costeira e a parceria com o Estado de New Hampshire.

Não obstante as perspetivas futuras, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, enalteceu os ganhos registados ao longo do tempo, fruto do engajamento, do esforço e profissionalismo dos anteriores comandantes, e respetivas equipas.