Notícias

Ministro José Gonçalves leva Chefe da Cooperação da União Europeia a conhecer potencialidades da ilha Brava

O Ministro do Turismo e Transporte e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, cumpriu um intenso programa de deslocação à ilha Brava, onde pode constatar, in situ, vários projetos e obras em curso financiados pelo Governo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.

O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, cumpriu um intenso programa de deslocação à ilha Brava, onde pôde constatar, vários projetos e obras em curso financiados pelo Governo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.

O Ministro José Gonçalves esteve acompanhado do Chefe da Cooperação da União Europeia (UE), José Roman Leon Lora, que pela primeira vez foi conhecer a ilha das Flores para ver de perto a sua riqueza, em termos turísticos, a diversidade paisagística e o potencial da ilha que tem sido muito procurada sobretudo por turistas europeus.

José da Silva Gonçalves e seu convidado percorreram várias localidades da ilha para, no âmbito das relações de cooperação entre Cabo Verde e a União Europeia, analisar as oportunidades de investimento e o incremento nas relações com a Brava, traduzidas em iniciativas concretas, que vão permitir o desenvolvimento sustentável da ilha e a melhoria da qualidade de vida da sua gente.

O Ministro almeja que os turistas estrangeiros e, também, nacionais visitem cada vez mais a ilha das Flores. Mas para isso, sustenta, é preciso melhorar a oferta, tomar várias medidas, nomeadamente com a melhor organização dos operadores turísticos, a criação de um centro interpretativo, tudo no sentido de mostrar aquilo que é a tradição, a história e a rica cultura da Brava.

“Nós achamos que a Brava tem todas as condições e trabalhamos, cada vez mais, no sentido de melhorar essa oferta turística”, sublinha.

Durante a sua estada na ilha, o Ministro reuniu-se com os operadores turísticos da Brava para ouvir, de viva voz, as reais preocupações que inquietam os fazedores do turismo.

Em declarações à imprensa, o Ministro José Gonçalves considerou importante este encontro e muito participativo, na medida em que as questões mais críticas foram todas afloradas pelos operadores turísticos, ressaltando sobretudo os problemas que existem na ilha Brava, mas também os desafios e oportunidades. Entre esses desafios estão a questão dos transportes e a ligação da Brava com o resto do País que, não obstante ter um barco disponível, ainda continua com alguns problemas.

O encontro foi, também, uma oportunidade para anunciar aos operadores turísticos a solução encontrada pelo Governo relativamente aos transportes marítimos, que irá ligar a todo o País, com as operações a iniciarem a 15 de agosto, no âmbito da concessão dos transportes marítimos inter-ilhas, trazendo maior dinâmica ao setor.

Em relação à ilha Brava, José Gonçalves reafirmou que o Governo está a trabalhar com afinco neste setor no sentido de melhorar o transporte marítimo e assegurar o escoamento e garante que “as condições vão melhorar”.

Durante a sua estada na ilha, José da Silva Gonçalves e o Chefe da Cooperação da UE, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal, Francisco Tavares, visitaram Lomba e Tantum, localidade com obras muito expressivos que estão a melhorar a qualidade do turismo na Brava, mas também com grande impacto no desenvolvimento da ilha, beneficiando directamente a comunidade. Estiveram também nas localidades de Fajã D´Água e Esparadinha, visitaram a rua pedonal da Furna e o arrastadouro do Porto desta localidade. Ainda assistiram à Procissão de Botes, cuja efeméride é assinalada pela comunidade, no primeiro domingo de agosto, celebrando a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos homens do mar e desta zona.

Antes, o governante e o representante da UE em Cabo Verde estiveram na ilha do Fogo onde, de entre outras ações, visitaram as obras de requalificação da piscina natural de Salinas que contam com o financiamento da UE. Em Santa Catarina, participaram na cerimónia de inauguração do Miradouro e Centro Multimédia Maria Cruz, uma importante infraestrutura que irá servir como um ponto de referência turística, tanto para as pessoas desta localidade, como para os turistas que visitam este município.