A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, participou este fim de semana, 10 de maio, na cerimónia de inauguração da Loja Social da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, criado com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social, bem como ajudar as famílias em dificuldades e contribuir para a diminuição da pobreza no concelho.
A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, participou esta sexta-feira, 10 de maio, na cerimónia de inauguração da Loja Social da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, criado com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social, bem como ajudar as famílias em dificuldades e contribuir para a diminuição da pobreza no concelho.
Na sua intervenção, Maritza Rosabal enalteceu a Câmara do Tarrafal pela iniciativa, destacou a importância deste projeto e lembrou que “é a segunda Loja Social que nós já inauguramos na ilha de Santiago o que significa um evoluir da própria ação municipal no que respeita a área social”.
Conforme Maritza Rosabal, para este Governo a área social é extremamente importante e “garantir os direitos dos cidadãos é uma prioridade e é um investimento”.
A Governante destacou as iniciativas sociais que estão sendo feitas, como a assinatura com o Banco Mundial para o projeto na área social, o Rendimento Social de Inclusão, que é uma prestação monetária direta que vai incidir sobre as 8 mil famílias mais vulneráveis do país que precisam de um apoio mínimo para sobreviverem, permitindo-lhes ter melhores condições de vida e usufruir dos seus direitos sociais.
“O grande objetivo é fazer com que todas as pessoas vejam garantidos os direitos que têm enquanto cidadãos”.
Em termos de educação, as medidas passam desde a subsidiação da frequência ao pré-escolar, ao reforço das garantias alimentares das crianças, destacou a ministra avançando que, neste momento, as crianças disfrutam de duas refeições na escola e além disso, têm reforçada a própria dieta proteica, o que é extraordinariamente importante”.
Outro ponto importante tem a ver com o reforço do ensino da língua portuguesa, do francês e do inglês, tendo a ministra explicado que “queremos que quando os alunos terminarem o ensino básico obrigatório, todos tenham as competências necessárias para competir neste mundo global”.
Apontou ainda o investimento a nível social camarário, em que “o esforço deste Governo tem sido muito na municipalização, na transferência de financiamentos para os municípios de recursos e, também, de responsabilidades”.
Para finalizar, a Maritza Rosabal aproveitou para lembrar da importância da solidariedade, uma cultura que deve se desenvolver desde a escola.
“Nós contamos com a solidariedade internacional, de ONGs, mas também de pessoas daqui. Temos que desenvolver cada vez mais este sentimento de solidariedade, ser solidários com nós mesmos, para podermos esperar solidariedade dos outros. Muitas vezes, temos roupas, sapatos, alimentos até em excesso que podemos doar a quem não tem nada. Agora temos esta loja social, que nos permite canalizar esses bens e ajudar os outros”.
Produtos básicos e de primeira necessidade, vestuários, calçados, mobílias, entre outros bens vão estar disponíveis às famílias mais vulneráveis, na Loja Social do Município do Tarrafal de Santiago.
O ato de inauguração da Loja Social de Tarrafal de Santiago foi copresidido pela ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal e edil local, José Nunes Soares.