Notícias

Portugal apoia Cabo Verde na instalação do Instituto Público do Desporto e da Juventude

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, garantiu nesta segunda-feira, 06 de maio, que Portugal como um país amigo tem apoiado Cabo Verde no processo de instalação do Instituto Público do Desporto e da Juventude, através do Instituto Português do Desporto e da Juventude, na capacitação técnica e na montagem de todo o sistema.Fernando Elísio Freire fez a afirmação após o encontro que manteve, no Palácio do Governo, com o Ministro português do Desporto e da Juventude, Tiago Brandão Rodrigues, que se encontra da visita de trabalho ao nosso país.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, garantiu nesta segunda-feira, 06 de maio, que Portugal como um país amigo tem apoiado Cabo Verde no processo de instalação do Instituto Público do Desporto e da Juventude, através do Instituto Português do Desporto e da Juventude, na capacitação técnica e na montagem de todo o sistema.

Fernando Elísio Freire fez a afirmação após o encontro que manteve, no Palácio do Governo, com o Ministro português do Desporto e da Juventude, Tiago Brandão Rodrigues, que se encontra da visita de trabalho ao nosso país.

Conforme lembrou o titular da pasta do Desporto, o Governo de Cabo Verde tomou a decisão de se avançar com o Instituto Público do Desporto e da Juventude em Cabo Verde, estando a legislação já pronta.

Assim, durante o encontro os dois ministros puderam abordar vários assuntos relacionados com os setores do desporto e da juventude, particularmente sobre a instalação do Instituto Público do Desporto e da Juventude em Cabo Verde, que está prevista para funcionar no inicio de 2020.

“Pretendemos desenvolver e continuar a cooperação que temos com Portugal na área do Desporto, nomeadamente, em relação às questões como a medicina desportiva, o desporto para todos, o desenvolvimento da autoridade antidopagem em Cabo Verde e, ainda, a credibilização do país como um centro de referência para a organização de eventos desportivos internacionais”, enfatizou Freire.

No que tange ao setor da juventude, o Ministro cabo-verdiano adiantou que a pretensão é continuar a desenvolver ações conjuntas, consistentes e eficazes, pois acredita que é um desafio que o Governo tem de encarrar de frente, apesar de nos últimos anos o desemprego jovem tenha reduzido em Cabo Verde.

“Estamos a desenvolver estas ações em parceria com Portugal, que é um país com trabalho feito neste sentido, para criarmos programas específicos e possamos diminuir, ainda mais, o desemprego jovem. Para construir um futuro com inclusão, onde todos possam ter acesso aos bens essenciais, neste caso, ao mercado de emprego, através de um trabalho digno e decente”, acrescentou.

Por sua vez, o Ministro português salientou que na reunião com o seu homólogo puderam alicerçar e dar continuidade a um conjunto de trabalho importante na área de desporto e juventude que tem sido feito nos últimos três anos, realçando políticas públicas do desporto para todos e a transnacional luta contra o doping.

O alicerçar da capacitação na área da Medicina Desportiva por parte de Cabo Verde foi outro assunto abordado e que está, também, incluído nesta cooperação com Portugal, conforme adiantou o governante português que, referiu, igualmente, sobre o convergir das políticas públicas no setor da juventude dos dois países, para debelar a camada dos jovens no desemprego.

“Temos cooperado e continuaremos a fazê-lo”, garantiu Tiago Brandão Rodrigues, enaltecendo o facto de Cabo Verde ser o recetor de grandes eventos internacionais como os I Jogos Africanos de Praia, previstos para acontecer no mês de junho próximo, na ilha do Sal.