Notícias

Governo prioriza uma política desportiva com valores da ética, da integridade e do jogo limpo

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, garantiu nesta quinta-feira, 02 de maio, que o Governo, através do Ministério do Desporto, está a priorizar uma política desportiva com valores da ética, da integridade, do jogo limpo e da lealdade como base de toda a estruturação desportiva.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, garantiu nesta quinta-feira, 02 de maio, que o Governo, através do Ministério do Desporto, está a priorizar uma política desportiva com valores da ética, da integridade, do jogo limpo e da lealdade como base de toda a estruturação desportiva.

A afirmação foi feita no ato de abertura da 1ª ação de apresentação do Projeto Lei que Estabelece o Regime Jurídico da Luta contra a Dopagem em Cabo Verde realizada pela Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), no Liceu Amílcar Cabral, em Assomada.

“Queremos apresentar Cabo Verde como um país que utiliza o desporto como um fator de desenvolvimento e de integração a nível internacional e por isso temos que ter um desporto íntegro, com valores e com ética”, reforçou Elísio Freire em declarações à imprensa.

É no quadro de uma estratégia nacional que o Governo está a trabalhar com esta Lei Antidopagem, porque quer fazer de Cabo Verde uma plataforma especializada em organização de eventos desportivos, por um lado, e, por outro, dar credibilidade às nossas organizações desportivas e consequentemente ao país na senda internacional.

Para isso, o Ministério do Desporto tem trabalhado em várias frentes, conforme lembrou o Ministro, além da legislação já feita, como a aprovação da nova lei de atividade física e desporto, do Estatuto de Atleta de Alta Competição, da Bolsa Atleta, do Estatuto das Escola de Iniciação Desportiva, do Estatuto da Utilidade Pública e Desportiva, bem assim a criação do Centro de Alto Rendimento Desportivo e da Organização Nacional Antidopagem, entre outras.

Para Elísio Freire, a implementação destas iniciativas só pode ter sentido se tivermos uma Lei que diz que Cabo Verde é um país onde o desporto é limpo e onde queremos organizar grandes eventos desportivos internacionais, porque aqui cumprem-se as regras.

“O Desporto não significa apenas competição e lazer, mas representa também uma escola de valores que são também os valores da vida como o ganhar, o perder, o trabalho, o trabalho em equipa, o respeito pelas regras e a honestidade” enfatizou.

O papel da ONAD-CV é o de transmitir aos jovens o valor do desporto limpo, por isso vai persuadir, sensibilizar, mas também castigar quem não cumprir as regras fundamentais.

O titular da pasta do Desporto explicou, ainda, que esta sensibilização sobre a Lei Antidopagem foi iniciada em Santiago Norte porque é a maior região desportiva do país, onde vivem 120 mil pessoas, de entre as quais, jovens e adultos com muitos talentos e que precisam reforçar a sua organização e que com condições podem se afirmar a nível nacional e internacional.

Neste sentido, anunciou que, em parceria com a Camara Municipal, o Governo irá fazer alguns investimentos no Concelho de Santa Catarina, particularmente na zona de Rincão para o desenvolvimento de atividades desportivas.

“Queremos marcar e passar uma mensagem muito clara de que pretendemos ter um desporto muito mais limpo, com igualdade de oportunidades e que esteja entranhado na sociedade cabo-verdiana”, salientou o Ministro, em jeito de conclusão, acrescentando que a pretensão do Governo é que todos os jovens que praticam o desporto façam-no de uma forma limpa, que seja prazerosa, mas também competitiva.