Notícias

Ministro Luis Filipe Tavares encontra-se com seu homólogo russo Sergey Lavrov

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, encontrou-se na passada sexta – feira 30 de abril, em Moscovo com o seu homólogo russo Sergey Lavrov para passar em revista as relações bilaterais e multilaterais de forma abrangente. No que se refere a assinatura do acordo de isenção de vistos em passaportes ordinários entre os dois países, assinado em Moscovo, pelos dois governantes, espera-se de ambos os lados que o mesmo contribua para o desenvolvimento dos fluxos turísticos entre Cabo Verde e a Rússia.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, encontrou-se na passada terça–feira 30 de abril, em Moscovo com o seu homólogo russo Sergey Lavrov para passar em revista as relações bilaterais e multilaterais de forma abrangente. No que se refere a assinatura do acordo de isenção de vistos em passaportes ordinários entre os dois países, assinado em Moscovo, pelos dois governantes, espera-se de ambos os lados que o mesmo contribua para o desenvolvimento dos fluxos turísticos entre Cabo Verde e a Rússia.

Durante o encontro, falaram de questões internacionais e regionais, da presidência cabo-verdiana da CPLP e o Chefe da diplomacia Cabo-verdiana aproveitou a oportunidade e convidou o seu homólogo russo a apresentar a candidatura da Rússia como membro observador associado à CPLP, candidatura essa, que será endossada por Cabo Verde durante a sua Presidência.

Por seu lado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, deu as boas vindas ao seu homólogo cabo-verdiano e realçou a excelente relação de cooperação entre os dois países e ainda disse que Cabo Verde é um parceiro russo tradicional em África.

“Estamos desenvolvendo bem a cooperação entre parlamentos e ministérios dos negócios estrangeiros, nossas delegações interagem na ONU e em outras plataformas internacionais, nós apreciamos isso”, avançou o diplomata russo.

Segundo, Sergey Lavrov a Rússia almeja que a cooperação bilateral na área da economia e do comércio alcance o nível dos seus contactos políticos, o que considera muito elevado. Há boas oportunidades para isso em várias áreas, incluindo o turismo.