Notícias

Festival SDG to Youth: Ulisses Correia e Silva desafia jovens a assumirem lideranças

O Primeiro-ministro, que presidiu esta segunda-feira, 1 de abril, ao ato oficial de abertura da primeira edição do festival SDG to youth (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Juventude) sublinhou a necessidade dos jovens assumirem lideranças sem medos.

O Primeiro-ministro que presidiu esta segunda-feira, 1 de abril, ao ato oficial de abertura da primeira edição do festival SDG to youth (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Juventude) sublinhou a necessidade dos jovens assumirem lideranças sem medos.

“É preciso que os jovens acreditem que podem fazer a mudança, mesmo que se pareça difícil ou numa perspetiva muito distante, é importante assumir a liderança. Sempre foi assim, desde a luta pela independência, na luta para a democracia, sempre começaram com jovens. Os jovens têm o papel importante de fazer esta ligação com as próximas gerações, sem medos nem receios, devem ocupar os seus espaços e serem motores da mudança”, desafiou Ulisses Correia e Silva.

Referindo-se ao festival, em particular, que tem como propósito divulgar através de atividades e eventos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a juventude, o primeiro-ministro insistiu no papel importante que os jovens têm “na concretização dos ODS”.

“São objetivos que implicam a vida de todos os cidadãos, os jovens, as famílias e, por isso, os jovens podem desempenhar esse papel de liderança em todos os setores, desde política, à empresarial, económica, associativa e outros”, reiterou o chefe do governo, indicando a importância desse engajamento também na sensibilização e na divulgação dos ODS. Isso, pelo importante desígnio na redução da pobreza, do crescimento inclusivo, ambiente sustentável e criação de condições para que as pessoas se sintam bem.

“É necessário este comprometimento de todos nós na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, disse.

O Festival SDG to youth (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Juventude) é liderado pela AIESEC Cabo Verde e decorre até o dia 08. Neste âmbito, o Primeiro-ministro participou, no mesmo dia, do lançamento da iniciativa “Like a Woman Campaign”, em Calheta de São Miguel, visando promover a igualdade de género.

Na ocasião o chefe do governo realçou a razão pela qual a igualdade de género está entre os ODS. De acordo com Ulisses Correia e Silva, as mulheres ainda estão em situações desfavoráveis em várias áreas e setores: oportunidades económicas, a serem as mais afetadas pelo desemprego, pela pobreza, mais sobrecarga na família, “portanto, uma realidade que temos que mudar”. Mesmo enraizada na nossa sociedade, “é preciso acelerar os processos, transformar, mudar comportamentos e não se deixar levar pelo pensamento de que é cultural e, por isso, normal”.