Notícias

Conferência AIPAC: Primeiro-ministro destacou presença judaica em Cabo Verde

Durante a sua participação na conferência do Comitê de Assuntos Públicos da Israel Americana – AIPAC, que decorreu, este fim-de-semana, no Centro de Convenções, em Washington DC, nos EUA, o Primeiro-Ministro, destacou a relação entre Cabo Verde e Israel, baseada em laços histórico-culturais.

Durante a sua participação na conferência do Comitê de Assuntos Públicos da Israel Americana – AIPAC, que decorreu, este fim-de-semana, no Centro de Convenções, em Washington DC, nos EUA, o Primeiro-Ministro, destacou a relação entre Cabo Verde e Israel, baseada em laços histórico-culturais.

“A presença judaica em Cabo Verde teve início no Sec. XV, tendo-se desenvolvido nos séc. XVII e XIX, e sido estabelecidas relações diplomáticas em 1994. Portanto, estamos a falar de uma herança judaica que faz parte da nossa história e da nossa identidade. Uma herança viva, ativa e orgulhosa das suas origens. As marcas estão presentes em diversas ilhas, como Santo Antão, Boa Vista, Santiago e Fogo”, reforçou o primeiro-ministro, sublinhando a importância da valorização e preservação da herança judaica em Cabo Verde.

Da mesma forma, o Primeiro-ministro defendeu a necessidade de se reforçar o diálogo político e diplomático com Israel, sobretudo a nível do posicionamento de Cabo Verde nas Nações Unidas referentes as resoluções que implicam Israel. Ainda a nível diplomático, Ulisses correia e Silva lembrou que recentemente foram apresentadas as cartas credencias do Embaixador de Cabo Verde Junto daquele país, ainda não permanente, mas que pode evoluir para uma representação permanente, por forma a se ter melhor enquadramento e definição de outras políticas quer de cooperação quer de atração de investimentos.

“Na cooperação em áreas como agricultura, estratégia de água para irrigação, de energias renováveis, saúde, no desenvolvimento de competências e capacidades em áreas de inovação, Start ups, e no próprio modelo de relacionamento que Israel tem com sua Diáspora, especificou Ulisses Correia e Silva.

Tudo isso, disse o primeiro-ministro, marca um ponto de referência muito forte nas relações de resolvimento e de cooperação com Israel. Ainda, pode-se convergir interesses de Cabo Verde, Estados Unidos da América e Israel.

Criando um quadro de cooperação institucional baseado em confiança política, haverá oportunidade de se ter investimentos israelitas em Cabo Verde, entre outros, que poderão vir a acontecer. De acordo com o Primeiro-ministro, o país tem necessidade de conectividade, ser mais conhecido tanto nos EUA como em Israel.

De realçar que o Primeiro Ministro se deslocou aos EUA, de 22 a 25, com Política Externa na agenda, tendo, neste contexto, a convite do Comitê de Assuntos Públicos da Israel Americana – AIPAC, participado da Conferência sobre a relação entre Cabo Verde e Israel, no Centro de Convenções, em Washington DC, e da  “Conversa Aberta”, a convite do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) para a África, em parceria com o Wilson Center, onde falou sobre a Política Externa, essencialmente sobre as relações de Cabo Verde com a China e os EUA.