Notícias

Primeiro-ministro convida empresários israelitas a investir na agricultura em Cabo Verde

Durante um encontro esta segunda-feira, no Instituto de Exportação de Israel, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, convidou os empresários e investidores israelitas a investir em Cabo Verde na área da gestão de recursos hídricos e na agricultura, setores “muito importantes” para o país onde a chuva é irregular e precisa de soluções práticas em sistema de irrigação.

De acordo com Ulisses Correia e Silva, Israel e as suas empresas tem desenvolvido soluções muito avançadas e economicamente vantajosas que conseguem diversificar o uso da água, desde a dessalinização à reutilização de águas residuais, à rega gota-a-gota, e com alto nível de eficiência. 

“Na conversa que tivemos com os investidores, mostrámos interessados em receber investimentos em Cabo Verde e conseguir boas parcerias na promoção das suas tecnologias e toda a capacidade criada no desenvolvimento dessas áreas, assim como nas energias renováveis, onde há um particular interesse em associar a estratégia da água com as energias renováveis buscado soluções sustentáveis para a nossa agricultura”, anotou o primeiro-ministro, lembrando que é a grande preocupação dos cabo-verdianos que vivem nas zonas rurais, e em particular dos agricultores. 

“Nosso desejo é ter menos dependência das águas das chuvas e mais soluções para uma agricultura mais produtiva e que não dependa tanto da irregularidade das chuvas e que possa, da mesma forma, ser eficiente e produtiva”, acrescentou. 

O Primeiro-ministro defendeu o interesse de Cabo Verde em ter boas relações com Israel, diplomáticas, económicas e de cooperação para o desenvolvimento, e isso “nós iremos concretizar nos próximos tempos”, incluindo o reforço da capacidade quer dos quadros o ministério da agricultura e ambiente quer a nível de Start-Up. Ou seja, criar situações em que jovens com talentos possam vir a Israel e conhecer a realidade desse país em tudo o que tem a ver com as novas tecnologias onde são considerados exemplos no mundo. 

“Está sobre a mesa e iremos seguramente concretizar”, garantiu Correia e Silva. 

De realçar que na parte de manhã, o Primeiro-ministro cumpriu uma agenda virada para o setor da água e agricultura, tendo visitado várias empresas com largas experiências na gestão de recursos hídricos e que dominam diversas tecnologias com know-how suficientes “para tirarmos vantagens nesta cooperação com Israel”. A Empresa Nacional de Água de Israel-Mekorot, a “Shimshon” e a “Sorek” – Central de purificação da água, foram algumas visitadas. 

O Primeiro-ministro de Cabo Verde está em visita oficial a Israel até 13 de março de 2019, chefiando uma delegação ministerial composta pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, pelo Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e ainda pelo Embaixador de Cabo Verde junto de Israel, Carlos Veiga.