O memorando de entendimento foi assinado esta segunda-feira, 11, entre o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e o Vice-Presidente das Operações da Empresa Nacional de Água de Israel – Mekorot, visando a gestão de recursos hídricos.
Trata-se de uma empresa com larga experiência na gestão de recursos hídricos e que domina várias tecnologias com experiência e know-how suficientes para trazer vantagens nesta cooperação entre Israel e Cabo Verde. De acordo com o Ministro Gilberto Silva, o memorando de entendimento visa exatamente a cooperação entre o seu ministério e a empresa nacional de água de Israel, em gestão de recursos hídricos, nos domínios da formação, tratamento e uso de várias tecnologias em matéria de água, saneamento, assim como na questão dos furos, das estações de tratamento, seja de purificação da água para uso doméstico seja para a agricultura.
“Por exemplo, na Mekorot, neste momento, estamos perante um grande ETAR que recebe 70 mil metros cúbicos de água/ dia e todo o terreno à volta é terreno agrícola, cuja irrigação é feita com água tratada a partir desta estação”, apontou Gilberto Silva, para quem é “dentro deste grande propósito” que Cabo Verde quer aproveitar a experiência da reutilização das águas residuais tratadas para a agricultura, assim como do conhecimento em dessalinização das águas salobras.
“Temos aqui experiências suficientes para nos inspirar, em termos de tecnologias também, bastante desenvolvidas em Israel, no sentido de aproveitarmos para o nosso sistema no âmbito desta cooperação” avançou.
Para o Ministro da Agricultura e Ambiente é fundamental perceber que o sistema no seu todo depende de 10 a 15% das tecnologias, ou seja, o essencial passa por uma gestão suportada de legislação, planeamento, boas práticas e uma boa educação, necessários na gestão dos recursos hídricos.
“Penso que vai ser profícua esta cooperação que estamos a estabelecer neste domínio”, reforçou.
O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, integra a delegação ministerial que acompanha o Primeiro-ministro na sua visita oficial a Israel, a decorrer de 10 a 13 do corrente.