Notícias

Cabo Verde voltará a acolher e organizar o Circuito Mundial de Kitesurf em 2020.

“Em 2020, estaremos aqui, outra vez, com mais uma edição da Etapa de Circuito Mundial de Kitesurf”, anunciou o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire na abertura da 2ª edição desta Etapa de Circuito Mundial de Kitesurf, que vem decorrendo na ilha do Sal desde o dia 25 de fevereiro.

O Ministro salientou que a decisão faz parte da estratégia do Governo em transformar Cabo Verde numa plataforma especializada em organização de eventos desportivos e que a ilha do Sal poderá ajudar o país a afirmar-se no mundo através do desporto, principalmente os desportos náuticos.

Neste sentido, lembrou que a ilha do Sal vai ser a sede dos I Jogos Africanos de Praia a acontecer no próximo mês de julho, um evento desportivo com uma dimensão jamais realizado em Cabo Verde. “Temos de fazer com que o nosso país não seja apenas uma referencia na região ou no continente africano, mas um dos melhores do mundo”.

Fernando Elísio Freire realçou que “temos campeões aqui em Cabo Verde e todas as condições para que possamos ser um dos melhores do mundo nas competições e na organização de eventos”.

Recorde-se que Cabo Verde acolhe pela segunda vez consecutiva a Etapa de Circuito Mundial de kitesurf que decorre de 25 de fevereiro e 03 de março na praia de Ponta Preta, Santa Maria, ilha do Sal, da qual participam 66 atletas, sendo 48 masculinos e 17 femininos de vários países, representando os cincos continentes.

De referir que as entidades organizadoras deste Campeonato Mundial de Kitesurf são as empresas Nautic Sport Eventos (NSE) e GKA, tendo como um dos principais parceiros o Governo, através do Ministério do Desporto.

Por sua vez, o detentor da empresa organizadora cabo-verdiana NSE, José “Djo” Silva, afirmou tem sido um grande esforço organizar um evento desta magnitude, mas com os apoios prestados e as condições favoráveis da ilha do Sal, nunca antes visto em outras paragens para a realização do circuito de kitesurf, “já estamos na 2ª edição e vamos seguindo firmes e fortes”.

Realçamos, ainda, que, dos 66 kitesurfistas acima referidos, Cabo Verde está a ser representado por cerca de 10 atletas, sendo a maioria do sexo masculino e uma única mulher cabo-verdiana no grupo, que participa pela segunda vez consecutiva na etapa de Ponta Preta que inaugura o circuito da Global Kitesports Association (GKA) deste ano.