Ao homenagearmos um artista não estamos a reconhecer apenas o trabalho que ele vem desempenhando, ou a elevação da música e de Cabo Verde dentro e fora da nossa fronteira. Ao homenagearmos um artista estamos a prestar-lhe um tributo pela dedicação que tem para com a cultura do seu próprio país. Por isso que, aproveitando a sua deslocação à ilha do Sal para a cerimónia de inauguração do busto em homenagem a Tututa Évora, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas aproveitou o momento para entregar ao artista, Mirri Lobo, a Medalha de Mérito de 1º Grau que lhe foi atribuído por ocasião da celebração do Dia Nacional da Cultura – 18 de outubro de 2017.
A entrega em mãos dessas medalhas pelo Governo de Cabo Verde é uma forma de mostrar a importância que cada uma dessas figuras têm para o país.
Ao longo dos vários anos do Cabo Verde independente já foram efetuadas várias homenagens às figuras e personalidades da cultura e de outros quadrantes deste nosso arquipélago. Não nos esquecemos de ninguém. Muitas mais homenagens serão feitas. Mas a maior e melhor que o Estado de Cabo Verde poderá fazer é trabalhar em legislações que deem segurança à classe dos criadores e fazedores da cultura.
No ano passado foram aprovadas algumas leis que, bem aplicadas, irão garantir e salvaguardar esses direitos.