A ilha do Sal testemunhou, no final desta sexta-feira, 08 de fevereiro, uma belíssima homenagem à pianista Tututa Évora, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes. Familiares, amigos, alunos da Escola de Arte Tututa Évora e a população puderam testemunhar este momento sublime e saudoso.
O monumento foi erguido numa homenagem do Estado de Cabo Verde e do povo salense para aquela que, mesmo não sendo natural da ilha do aeroporto, é filha da ilha do Sal, pois que a adotou, viveu-a e começou a transmitir o seu conhecimento a partir dali. Deixou herdeiros que vão dar continuidade ao seu trabalho a partir da Escola de Arte que sustenta o seu nome.
A colocação do busto de Tututa Évora na ilha do Sal faz parte de um compromisso assumido pelo Governo, através do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas como forma de eternizar as figuras culturais e personalidades cabo-verdianas que deram grande contributo para o nosso país. Sendo claro que, de uma só vez, essas homenagens não serão possíveis, o MCIC colocou uma meta de 25 personalidades, mas sem se esquecer de muitos grandes nomes da cultura e personalidades que tanto fizeram por Cabo Verde.
O busto é da autoria do artista Fábio Testi e foi fundido pelo artista plástico Domingos Luísa.