Notícias

Governo de Cabo Verde reforça o Programa Nacional de alimentação Escolar com donativo da China

O Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, em representação do Ministro dos Negócios estrangeiros e Comunidade, presidiu a atividade que teve lugar nos armazéns da FICASE.

Em nome do Governo de Cabo Verde, Paulo Rocha agradeceu o apoio da R.P. China enaltecendo os laços de amizade que une os dois países e que em muito tem apoiado Cabo Verde.

“O programa de apoio alimentar da República Popular da China para Cabo Verde tem sido fundamental no desenvolvimento de vários programas nacionais. Este apoio é crucial, para o reforço do sucesso escolar, para o combate ao abandono escolar, bem como para o reforço da alimentação de muitas famílias em Cabo Verde”, disse o governante.

Relativamente a distribuição do donativo, o ministro reforçou que 33% desta ajuda destina-se ao Programa Nacional de Alimentação Escolar ( PNAE), e o restante às Camara Municipais, às ONG’S e às várias instituições que lidam com pessoas vulneráveis. “Estamos a falar de crianças e idosos”.

De relembrar que o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar ) é uma das medidas inseridas na Ação Social Escolar, que  objetiva  garantir a igualdade de oportunidades, de acesso e sucesso escolares a todos os alunos, e o apoio socioeducativo destinado aos alunos de agregados familiares cuja situação económica determina a necessidade de comparticipações financeiras.

Este Programa abrange os jardins de infância e os alunos do Ensino básico nacionais.