Notícias

“Ter edifícios culturais condignos nos municípios irá permitir maior espaço para revelar talentos e formar jovens” – MCIC, Abraão Vicente na cerimónia de arranque as obras do projecto de reabilitação do CineTeatro do concelho do Paúl

O concelho do Paúl vai ter, em breve, um espaço condigno para que crianças, jovens, artistas, criadores possam usufruir. Trata-se do CineTeatro daquele concelho da ilha de Santo Antão que acolheu, neste final de semana, a cerimónia de arranque das obras de reabilitação, enquadrada dentro do Programa “1 Auditório por Município”, presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente e o presidente da câmara local, António Aleixo.

“Com a disponibilização da verba e esta cerimónia temos, agora, todas as condições para o arranque das obras. O que peço é maior celeridade e eficiência para a reabilitação do Cine Teatro, não só porque Paúl e a sua gente merece, mas também acredito que quando fazemos um ato púbico estamos a assumir um compromisso que não podemos falhar”, afirmou o MCIC, Abraão Vicente.

Para o governante “ter edifícios culturais condignos nos municípios irá permitir maior espaço para revelar talentos e formar jovens”.

O projecto de requalificação do CineTeatro de Paúl é a concretização do acordo de cooperação assinado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) e a Câmara Municipal do Paúl (CMP) em 2018 e que cumpre um dos itens do programa do Governo relativamente à cultura para a Valorização do Património Nacional – Apoio na Constituição e Requalificação de Casas – Museus de Escritores, Artistas e outras Personalidades Nacionais e de Renome.

Através deste programa o Governo aposta no empoderamento dos espaços e estruturas culturais e pela via da requalificação e apetrechamento das infraestruturas culturais para que possam recebem grandes eventos culturais, mas também, proporcionar melhores condições aos artistas e ao público em geral.