O concelho de Porto Novo vai ver renovado o seu Centro de Artes e Ofícios. As obras de requalificação do espaço arrancaram este final de semana, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, e contou com a presença do Director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), Irlando Ferreira.
O início dessas obras é o cumprimento de uma promessa feita pelo governante para dotar os municípios de edifícios condignos para os artistas, artesão e criadores nacionais. “O Centro e Artes e Ofícios de Porto Novo vai estar em estreita ligação com o novo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design. As obras de requalificação do CNAD vão arrancar neste segunda-feira, 4 de Fevereiro e vai servir para ajudar no desenvolvimento do emprego e de rendimento para os nossos artesãos”, afirmou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.
O projeto de requalificação Centro de Artes e Ofícios do Porto Novo é a concretização do acordo de cooperação assinado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) e a Câmara Municipal do Paúl (CMP) em 2018 e que cumpre um dos itens do programa do Governo relativamente à cultura para a Valorização do Património Nacional – Apoio na Constituição e Requalificação de Casas – Museus de Escritores, Artistas e outras Personalidades Nacionais e de Renome.
Através deste programa o Governo aposta no empoderamento dos espaços e estruturas culturais e pela via da requalificação e apetrechamento das infraestruturas culturais para que possam recebem grandes eventos culturais, mas também, proporcionar melhores condições aos artistas e ao público em geral.