Notícias

Comité de pilotagem do PASEA reúne na sua 6ª Reunião com o foco na aprovação do Plano Operativo Anual referente a 2019

 

O Comité de Pilotagem do Programa de Apoio ao Sector de Água e Saneamento- PASEA reuniu-se hoje, 28 de janeiro, na sua 6ª Reunião com o foco na apresentação do balanço das atividades de 2018 e a programação para o ano de 2019.

Na cerimónia de abertura da 6ª Reunião, a Encarregada de Negócios da Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo, Angèle Da Cruz destacou como um dos principais ganhos de 2018 a consolidação do sistema de seguimento do setor da água e saneamento resultando na elaboração dos relatórios anuais dos serviços de água e saneamento de 2016 (será apresentado publicamente hoje) e de 2017 que será finalizado no próximo mês de março.

“A produção desses documentos fornecerá aos consumidores todas as informações necessárias sobre o serviço de água e saneamento e constituem uma ferramenta útil para os operadores em termos de melhoria de gestão” frisou Angèle da Cruz.

Para o ano de 2019 a Encarregada de Negócios de Luxemburgo almeja que seja um ano de ganho para o setor e de consolidação dos progressos até agora alcançados.

Elencou algumas atividades previstas para os próximos 12 meses, como a finalização de vários estudos e processos em curso, a consolidação as intervenções relativas ao seguimento e financiamento do setor nomeadamente, a eficiência energética no setor da água e saneamento, a eficiência comercial, a melhoria da qualidade de água e o processo de reutilização de água tratada.

No ano de 2019 está prevista ainda a finalização do estudo sobre as perdas de água na cidade da Praia, iniciado em 2018 em Achada Santo António, que permitirá à empresa Águas de Santiago identificar as perdas no sistema, conhecer o principal motivo das mesmas e prever uma estratégia para a minimizar essas perdas.

No que diz respeito ao Fundo de Água e Saneamento (FASA) a Encarregada de Negócios da Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo, Angèle Da Cruz reafirmou que Luxemburgo mantém-se disposto e comprometido em apoiar na efetiva implementação e operacionalização do mesmo.

Por sua vez o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva manifestou a sua satisfação pelo suporte que o Programa apoio ao setor de água e saneamento tem dado ao país, no quadro da cooperação com o Luxemburgo, em especial na prossecução das reformas e dos ganhos conseguidos a nível da governança.

O Programa PASEA está assente em três eixos de intervenção: 1º eixo – a melhoria da sustentabilidade financeira do sector e da disponibilidade de dados sectoriais, 2º eixo – a melhoria da eficiência das empresas de prestação de serviços de água potável e de saneamento e 3º eixo – a melhoria dos serviços de saneamento pelas instituições responsáveis.