Notícias

Vice Primeiro-Ministro pede aceleração dos passos à Pró-Empresa e CV TradeInvest

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, visitou esta segunda-feira, 21, as instalações da Pró-Empresa e CVTradeInvest na cidade da Praia para contatos no terreno com as chefias e os técnicos. Olavo Correia mostrou-se satisfeito com o que viu, mas pediu mais: “aceleração dos passos para a criação de oportunidades de investimento e consequentemente, fomento à criação de empregos dignos para os jovens Cabo-verdianos”.

 A Pró-Empresa e CVTradeInvest são duas instituições centrais da República para a potenciação do crescimento económico do nosso país, com vista a impulsionar a criação do emprego e rendimento, pelo que o Vice Primeiro-Ministro reforçou o apelo quanto à importância destes dois instrumentos. Aproveitou para os pedir que trabalhem no limite do seu potencial. “Até porque têm equipas jovens, capazes e nunca tivemos um ecossistema tão favorável quanto este”, frisou.

“O Governo mobilizou 2.7 milhões de contos de garantias para as empresas; um milhão de contos para o Fundo de Garantia Parcial; mais 300 mil contos para promover as micro e pequenas empresas Cabo-verdianas; igualmente a intensificação do trabalho de promoção e captação do investimento direto estrangeiro. Há já vários projetos aprovados” apontou Olavo Correia, sem deixar de pedir a aceleração dos passos.

O número dois deste Governo apelou veemente à eliminação das práticas burocráticas que, no final do dia, prejudicam o país de forma geral, principalmente aos jovens que precisam trabalhar.

“Precisamos afinar as respostas. Os nossos prazos têm que ser mais curtos. O tempo da Administração Pública não é o mesmo que o dos investidores. Tão pouco é daqueles que necessitam de trabalho ou oportunidades de negócio”, enfatizou.

As visitas que Olavo Correia tem feito aos serviços do Estado têm como objetivo, afinar o alinhamento institucional com o Governo Central de modo a acelerar a dinâmica de crescimento da economia cabo-verdiana.

Após os encontros com as chefias, Olavo Correia aproveitou para também reunir-se com os técnicos com o objetivo de os passar a mensagem em como o Governo está a criar as melhores condições possíveis, mas que por outro lado, está à espera de uma resposta mais enérgica “a bem de Cabo Verde”.