Notícias

Ministro José da Silva Gonçalves encerra visita ao Sal com foco na melhoria do destino turístico na ilha

A delegação dos Ministérios do Turismo e Transportes e da Economia Marítima incluindo representantes do MIOTH e MAA, chefiada pelo Ministro José da Silva Gonçalves, concluiu nesta quarta-feira, uma visita de três dias à ilha do Sal. O objectivo da visita foi o de trabalhar junto com a Câmara Municipal local e várias outras entidades, tendo em vista melhorar cada vez mais o destino turístico da ilha.

Depois de cumprir um intenso programa de visita à ilha do Sal, com deslocações a vários empreendimentos, projetos, pontos de interesse e estruturas de desenvolvimento e promoção turísticos locais que se prolongaram noite dentro, José da Silva Gonçalves manifestou a sua satisfação em relação a esta missão.

“É uma visita intensa, mas muito importante na medida em que pretendemos junto com a Câmara Municipal e as partes interessadas, melhorar cada vez mais o destino turístico da ilha do Sal. Nós sabemos que a natureza já nos proporciona aquilo que é o essencial. É neste sentido que a intervenção humana tem de colaborar nessa melhoria para que os turistas sintam cada vez melhor e fazer com que seja um ambiente também agradável para condizer com aquilo que a natureza já nos proporciona”.

O Governante, sempre acompanhado pela delegação técnica dos dois Ministérios sob a sua tutela e ainda representantes do Instituto e Gestão Territorial (IGT) e Direcção Nacional de Ambiente , visitou os principais pontos de interesse na ilha, nomeadamente o Pontão na praia de Santa Maria, calçadão a pedonal, bem como o pólo da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde e as obras em construção do futuro Centro de Saúde de Santa Maria.

É de se notar que, os alguns projectos e empreendimentos visitados pelo Ministro contam com o financiamento do Fundo Social para o Desenvolvimento do Turismo, como por exemplo, o futuro Centro de Saúde do Sal que conta com um financiamento no valor de 220 mil contos, para além do financiamento de formação de 40 jovens da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde no Sal e o Kite Surf em Santa Maria, este no valor de 3 mil contos.

Vários outros projectos em curso na ilha tem o patrocínio do Fundo do Turismo, nomeadamente a iluminação pública com as lâmpadas LED que tem uma comparticipação de 20%, numa média de 80 mil contos. Está estimado que até 2021, a ilha do Sal irá receber do Governo, através do Fundo do Turismo, um total de um bilhão e 600 mil escudos.

No último dia de visita, o Ministro José da Silva Gonçalves deslocou-se ao bairro de Alto São João e Santa Cruz onde foi conhecer as obras de requalificação urbana desta localidade, um projecto financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo do Turismo e Câmara Municipal.