“A visita ao município de São Miguel mostrou-nos um modelo de boa parceira entre o Governo e a Câmara Municipal, com efeitos muito concretos na requalificação urbana, no sistema de drenagem, em projetos financiados com o Fundo do Turismo, Fundo do Ambiente, através do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA). Tudo com a participação inovadora da câmara”, observou o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, para quem São Miguel é um exemplo de que Santiago Norte tem solução.
Ulisses Correia e Silva falava depois de percorrer esta quarta-feira, 9 de janeiro, vários pontos do concelho de São Miguel, tendo visitado vários empreendimentos turísticos, projetos e obras em curso, grande parte financiada pelo governo. Razão pela qual, o primeiro-ministro afirmou estar satisfeito com o que viu, pelo que disse “querer, isso mesmo, resultados para melhorar as condições de vida das populações e criar dinâmica económica. Por outro lado, disse ter verificado que se tem feito novos investimentos, em restauração, Pensões, alojamentos para turistas, uma realidade que há uns 2 anos não acontecia.
“Revela que, efetivamente, trabalhando em conjunto e criando condições para que investidores privados possam investir, mesmo em pequenos projetos, estamos a criar soluções para resolvermos problemas de empregos, de melhoria de vida das pessoas, de rendimento, e outros, que só se resolvem com a economia a funcionar”, sublinhou o primeiro-ministro.
Em relação a investimentos em 2019 para São Miguel, Ulisses Correia e Silva garante que se vai continuar o que está em curso no concelho, com financiamentos contratualizados, a nível do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA) no horizonte até 2021, também com o Fundo Ambiente e do Turismo.
“Isso quer dizer que vamos continuar a reforçar o nosso financiamento em investimentos na requalificação urbana, ambiental, desencravamento de localidades com potencial turístico, forte aposta na formação profissional, em serviços de qualidade para o concelho e criar condições para os investidores investirem”, assegurou Correia e Silva. Aliás, conforme indicou, os emigrantes micaelenses hoje estão a sentir que há melhores condições para investirem, o que mostra a importância em apostar na criação de lugares atrativos.
Portanto, todo o investimento que está a ser feito, é para termos lugares de qualidade, atrativos para a população se sentir bem, com autoestima e sentimento de pertença ao concelho. Pelo que Ulisses Correia e Silva considera ser um fator essencial para atração de investimentos, particularmente no turismo que está a ganhar corpo.
O Primeiro-ministro iniciou esta terça-feira um périplo pelos seis municípios de Santiago Norte, tendo passado por Santa Cruz, no dia 8 de janeiro, São Miguel, dia 9, e previsto para hoje, 10, uma visita ao município do Tarrafal. Ulisses Correia e Silva faz-se acompanhar de uma importante Delegação composta do Ministro do Turismo e Transportes, José da Silva Gonçalves, do Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, e da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, além dos representantes de instituições como a Pró Empresa, o IEFP e da Associação de Turismo de Santiago(ATS). O foco é na dinamização da economia Local.