Notícias

Empossados os membros da Comissão Interministerial para a Transversalização da Abordagem de Género

A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, considerou que a criação da Comissão Interministerial para a Transversalização da Abordagem de Género é mais um passo na criação do quadro institucional adequado ao tratamento da questão do género. Esta afirmação foi feita na cerimónia da tomada de posse dos membros da referida Comissão realizada nesta terça feira, 8 de janeiro.

“Esta comissão e os seus membros que estão a tomar posse constitui um avanço no ponto de vista institucional porque cria uma ancoragem determinada, promove o dialogo entre os diferentes setores e vai assegurar que o programa do Governo contemple a abordagem do género tal como detalha as prioridades estratégicas do país”, garantiu Maritza Rosabal.

A governante apontou os avanços consideráveis em todas as áreas e em especial naquilo que refere a promoção da igualdade do género, fazendo referência ao Relatório do Índice Global de 2016 que coloca Cabo Verde na 36º posição num universo de 144 países, considerado uma posição confortável e um bom indicador.

Aproveitou a ocasião para enaltecer o papel dos parceiros internacionais, as organizações governamentais e não governamentais que ao longo dos anos vêm acompanhando e trabalhando, com muita consistência, nesta área de modo a promover a igualdade do género. Também destacou o papel das mulheres parlamentares na aprovação do instrumento da lei de VBG e de toda a movimentação atual em torno da lei de paridade do género.

Para terminar, a Ministra avançou que esta preparar-se a reunião desta 1º Comissão que terá como objeto a situação da VBG, visto que em 2018 registaram-se 8 casos de feminicídio e por isso, é necessário refletir sobre as práticas institucionais em função de dados concretos e de elementos que permitam aprofundar o olhar sobre esta problemática.