O Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável – PEDS 2017-2021 foi este final de semana apresentado ao elenco governamental com o objetivo de ser sectorialmente esmiuçado. O encontro presidido pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, aconteceu este sábado, num dos hotéis da cidade da Praia.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) é um aglomerado de programas setoriais e de políticas macroeconômicas, estruturais e sociais do país para os próximos cinco anos e que tem como objetivo central, promover o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. As metas traçadas e que estão ancoradas no Programa do Governo, vão desde o crescimento económico de 7%; a redução da taxa de desemprego de 15 para 9%; o aumento do PIB per capita em paridade de poder de compra de 6744 dólares para 8864 dólares em 2021; o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); a redução o coeficiente de gini com vista à diminuição das desigualdades nas nossas ilhas e redução da pobreza de 35 para 28,2%, entre outros.
O encontro deste sábado foi divido em três momentos essenciais: foi aberto com a apresentação do Ministro das Finanças, Olavo Correia, seguida pelos responsáveis pela elaboração do plano, nomeadamente a Diretora Nacional do Planeamento, Carla Cruz e pelos consultores. Logo depois foi o momento de debate e esclarecimento, onde os ministros tiveram a oportunidade de questionar diretamente os técnicos responsáveis pelo documento. E o terceiro momento foi o encontro fechado entre o corpo governamental, com o objetivo de esmiuçar o documento e desencadear o processo da sua aprovação.
De realçar que o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável- PEDS 2017-2021 foi recentemente colocado em consulta pública, tendo sido logo depois apresentado publicamente. O documento será brevemente apresentado ao Conselho de Ministros para a sua aprovação, para, logo de seguida, passar à fase de implementação.
Com este documento, o Governo pretende levar o processo de desenvolvimento a todos os cantos do país, elevando assim Cabo Verde a um patamar país inclusivamente desenvolvido, seguro e confiável.