Notícias

Lançamento Projeto “Adoção de Práticas Agrícolas Eficientes e Adaptadas ao Clima nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento na África”

O Ministro da Agricultura e Ambiente,  Gilberto Silva, presidirá a cerimónia de lançamento do projeto “Adoção de Práticas Agrícolas Eficientes e Adaptadas ao Clima nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento na África”, a ter lugar amanhã, 27 de setembro, às 9 horas, no Hotel Praia Mar, na cidade da Praia.

Os Pequenos Estados Insulares Africanos (SIDS) enfrentam vulnerabilidades únicas de mudanças climáticas e desafios de desenvolvimento. O projeto regional da FAO, financiado pelo Fundo Africano de Solidariedade Fiduciária (ASTF), tem por objetivo desenvolver as ações sobre práticas de agricultura produtiva e económica para o clima (CSA), melhorar a mitigação e adaptação às mudanças climáticas e promover redes de conhecimento sustentáveis ​​do desenvolvimento da agricultura económica em todos os SIDS africanos.

As atividades do projeto serão implementadas em Cabo Verde, Guiné-Bissau e Seychelles. No entanto, todos os seis SIDS africanos (com a adição de Maurício, Comores e São Tomé e Príncipe) beneficiarão através de intercâmbio intrarregional e atividades de partilha de conhecimento.

O projeto centra-se em quatro componentes principais. A Promoção da adoção de práticas de produção de alimentos eficientes e compatíveis com o clima; Promoção de oportunidades viáveis ​​de mercado nacional e regional para produtos alimentares de valor agregado;  Promoção do comportamento nutricional adequado através de sistemas alimentares sustentáveis ​​para dietas saudáveis ​​e nutrição melhorada;  e a construção de plataformas africanas de partilha de conhecimento de SIDS que destaquem pontos comuns em SIDS africanos para fortalecer abordagens colaborativas inter-regionais, ao mesmo tempo em que reconhecem as particularidades de cada país.

O Workshop de lançamento oficial do projeto GCP / RAF / 506 / MUL contará com a presença de participantes dos seis projetos SIDS africanos: Cabo Verde, Seychelles, Maurício, Comores, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.