A deputada do Parlamento Europeu, Ana Gomes. integra o grupo que iniciou esta terça-feira uma missão de quatro dias ao país. Após serem recebidos pelo Ministro das Finanças, Olavo Correia, em representação do Primeiro Ministro de Cabo Verde, a parlamentar, disse em representação à comitiva, que Cabo Verde “já é um excelente exemplo e que valida a própria estratégia da União Europeia em matéria de Ajuda ao Desenvolvimento e de relações com parceiros estratégicos”. Foi mais longe sublinhando o grande potencial de negócios de parte a parte.
À saída do encontro com o Ministro das Finanças, a deputada enfatizou aos jornalistas que o relacionamento Cabo Verde/União Europeia não somente está baseado nos laços históricos do povo cabo-verdiano com os vários países europeus, como está igualmente alicerçado nos “interesses concretos que temos e com um potencial tremendo que Cabo Verde tem e que podemos ajudar a dinamizar. Seja nas áreas da economia, nomeadamente a economia do mar, energias renováveis, desenvolvimento económico e a criação de emprego”, enalteceu, em reforço do interesse da União Europeia para o país.
Apontou igualmente a área de Governação onde disse que “Cabo Verde já é um exemplo e onde muito mais se pode fazer com o apoio da União Europeia”. A deputada defendeu, entretanto, que todas essas questões são também importantes para a Europa, nomeadamente do ponto de vista da segurança coletiva e regional – mais uma aérea que frisou que Cabo Verde é um parceiro estratégico da Europa.
De realçar que a Europa tem sido um parceiro vital para o país e no setor económico, mais concretamente no tocante ao turismo (motor da economia nacional) além de ser o principal mercado emissor, também é o principal investidor no ramo.
A missão ao nosso país é liderada pelo deputado inglês, Charles Tannock (vice-presidente do grupo de amigos de Cabo Verde e copresidente dos amigos da CPLP). Integra ainda a delegação, o deputado Andrey Kobatchev – Búlgaro. Além da ilha de Santiago, também visitam São Vicente e Santo Antão.