O Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, marcou presença na sessão de abertura da 72.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorreu esta terça-feira, 19, em Nova Iorque, num momento em que sublinhou “satisfação” e “elevada honra” por poder tomar parte da sessão deste ano, que teve como foco as pessoas.
Ulisses Correia e Silva reconheceu o discurso do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que considerou “de elevado nível” e extremamente acutilante relativamente às grandes questões mundiais, mormente às ameaças que constituem os maiores desafios atuais.
“Estamos a falar do perigo nuclear, o terrorismo, os conflitos, a violação da Lei Internacional, as alterações climáticas, as desigualdades crescentes, o cybercrime e a mobilidade humana”, descreveu, afirmando que Cabo Verde partilha da mesma convicção, “de que o mundo precisa de mais solidariedade e de uma grande reforma”.
Este debate foi precedido de uma receção de alto nível, oferecida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em honra dos Chefes de Estado, na qual o Primeiro-Ministro de Cabo Verde esteve presente.
Logo após aos discursos habituais, o Primeiro-Ministro, acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares e do Embaixador de Cabo Verde em Nova Iorque, José Luís Rocha, cumpriu uma importante agenda de trabalho. A destacar a realização de encontros bilaterais com o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho, o Presidente da República das Seychelles, Danny Faure, seguido do Príncipe do Mónaco, Alberto II.
Ainda constaram da sua agenda um almoço oferecido pelo Secretário-Geral das Nações Unidas e presença na receção oferecida pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ocasião da Abertura do Debate Geral da AGONU.
Tendo em conta que Cabo Verde assume a presidência da CPLP em 2018, a reunião dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada na tarde dessa terça-feira, constituiu, conforme o Primeiro-ministro, um momento relevante para Cabo Verde.
Segundo o Chefe do Governo de Cabo Verde, foi uma oportunidade para reforçar a forma como Cabo Verde pretende exercer a próxima presidência da CPLP, já no próximo ano.
“A cultura, a língua portuguesa e a mobilidade, são as grandes questões que pretendemos focar e debater no decorrer do exercício da presidência, sem descurar de temas importantes como a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com especial relevância para a economia azul e a gestão dos oceanos”, sustentou Ulisses Correia e Silva, sublinhando a importância de envolver a comunidade científica na organização de conferências e na criação de espaços de reflexão,” para estimular o sentimento de pertença à Comunidade”.
Nesta quarta-feira, 20, o Primeiro-ministro vai estar em Atlanta, onde se reúne com a comunidade cabo-verdiana, líderes políticos e investidores dessa zona.