Notícias

MAI anuncia reformas estratégicas para segurança interna e cidadania

No âmbito do encerramento do I Seminário Ultramarino para a Capacitação da Policia Nacional, o Ministro da Administração Interna (MAI), Paulo Rocha, afirmou que estão em curso, um conjunto de medidas e reformas de natureza estratégicas, refletidas no Programa Nacional de Segurança Interna e Cidadania.

MAI anuncia reformas estratégicas para segurança interna e cidadania1

Segundo Paulo Rocha, este seminário promovido pela Universidade Nacional de Polícia Crimina l(UNPC) da China, no âmbito da cooperação técnico-policial com Cabo Verde, traduz-se no cumprimento de “importante” objetivo preconizado pelo Governo, no quadro da sua politica de segurança interna.

“A nível policial, estas medidas passam pela implementação do novo plano curricular para os cursos de formação da PN, em termos iniciais, complementares, bem como de especialização, que é o caso deste seminário, através do modelo de gestão por objetivos, de uma gestão preocupada com as pessoas e também, da modernização dos métodos e procedimentos de adoção da diretiva estratégica para um modelo integrado de policiamento”, realçou.

O Governante afirmou também, que o Governo estabeleceu a segurança urbana como prioridade absoluta e que, sendo assim, norteará a sua atuação nesse sentido.

Paulo Rocha agradeceu a Cooperação Chinesa e a UNPC, pelo seminário que se materializou na capacitação Policia Nacional.

O embaixador da Republica Popular da China em Cabo Verde, enalteceu a iniciativa, relembrando que é a primeira vez que o seu país enviou uma equipa de especialistas para Cabo Verde no campo da cooperação policial.

“Em dezembro de 2015, o presidente Xi Jinping anunciou o programa de cooperação Sino-africana para a Paz e Segurança, através do fórum realizado em Joanesburgo. Sob este quadro, a cooperação em assuntos policiais, entre a China e Cabo verde, tem sido aprofundada especialmente no domínio dos recursos humanos “, contextualizou.

O seminário teve a duração de 03 meses e foi composto por 04 cursos, designadamente, Planeamento estratégico das ações policiais antiterrorismo, policiamento de proximidade, inteligência policial e turismo seguro.