O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, presidiu esta segunda-feira, 18 de setembro, a sessão solene de abertura do Ano Lectivo 2017-2018, na cidade da Praia. O Lema escolhido para este ano é “Educação, um compromisso com o presente e com o futuro”.
Na sua intervenção, Gilberto Silva realçou o percurso positivo que o país teve em matéria da Educação e do contributo da mesma para a resolução de inúmeras fragilidades do país, na melhoria das condições de vida das pessoas e na afirmação da sociedade Cabo-verdiana.
Rendeu homenagem aos homens e mulheres que trabalham na nobre função de educar realçando que o governo está bastante empenhado em equacionar os problemas acumulados e a criar melhores condições para o exercício da docência.
“Neste momento estão resolvidos 65% das pendências com os professores, e estimamos que até dezembro de 2017 esteja resolvido em 82.6%, e estejam criadas as condições para um maior engajamento dos mesmos na melhoria dos resultados dos alunos”, disse.
O Ano lectivo 2017-2018, será marcado pelo inicio da implementação do Plano Curricular para o Ensino Básico Formal, a titulo experimental, que materializa o investimento do Governo a nível do reforço da língua portuguesa, da matemática e das ciências, perspectivando a integração de alunos numa sociedade cidadã e do conhecimento, preparando-os para o mundo, conferindo-lhes também a possibilidade de desenvolvimento de competências na língua inglesa e francesa, desde o ensino básico.
A sessão solene do arranque do ano lectivo 2017/2018 na cidade da Praia, reuniu docentes, alunos, encarregados de educação, represnetantes da Câmara Municipal da Praia, ad Delegação do Ministério da Educação, bem como representantes das confissões religiosas e da sociedade civil.