O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, desloca-se, de 15 a 16 de setembro, pela primeira vez à ilha do Maio, enquanto membro do Governo, numa visita oficial de dois dias para encontros de trabalho com o presidente da Câmara local, artistas, agentes culturais e fazedores da cultura, incluindo visitas a sítios, patrimónios e espaços de interesse cultural.
No primeiro dia, o MCIC tem agendado um encontro com o edil maiense e logo de seguida inicia as visitas, começando pelo Centrum Sete Sóis Sete Luas; obras do Ecomuseu das Salinas; Forte São José e respetivo Centro Cultural, edifício da Igreja Católica e exposição do projeto arquitetónico de recuperação e remodelação do monumento.
À tarde, o tutelar da pasta da cultura visita a zona do antigo Cemitério da Capelinha e à campa funerária da família Loufe de Vasconcelos.
No dia seguinte, o MCIC dará continuidade às visitas aos sítios e pontos de interesse cultural. A deslocação de dois dias culmina com um encontro com os agentes culturais daquela ilha para que, à semelhança dos encontros que já realizou nos outros municípios, auscultá-los e apresentar a nova política do Governo sobre a cultura, os projectos e programas em curso.