Notícias

Implementação do Novo Plano Curricular para o Ensino Básico Formal

Os cadernos experimentais, guias, cadernos de exercício e manual que entram em vigor no ano letivo 2017/2018 materializam os investimentos que o Ministério da Educação está a realizar a nível do reforço da língua portuguesa, matemática e ciências, perspetivando a integração do (a) aluno (a) numa sociedade cidadã e do conhecimento, preparando-o (a) para o mundo, conferindo-lhe também a possibilidade de aprender línguas estrangeira como o inglês e francês a partir do Ensino básico no 5ºano de escolaridade.

A titulo ainda experimental, inicia-se este ano letivo 2017-2018, a execução do Novo Plano Curricular para o Ensino Básico Formal, o qual será implementado de forma gradual e ascendente, pelo que este ano letivo o objeto de intervenção aprofundado são os anos iniciais de cada nível ou Ciclo, ou seja, pré-escolar, 1º e o 5º ano de escolaridade. Os novos programas e materiais pedagógicos, podem ser consultados online, no site WordPres.com: Revisão Curricular 2017 (rccv17.wordpress.com e Cadernos Experimentais rccv.wordpres.com), oque garante o desenvolvimento do processo de preparação metodológica e o acesso aos mesmos de toda a comunidade educativa.

Todas as áreas disciplinares objeto de intervenção foram dotadas de materiais de apoios, sob a forma de Cadernos Experimentais, Guias do Docente e/ou outros materiais complementares. Os Cadernos Experimentais, são versões provisorias dos Manuais Escolares a serem adotados a partir do ano letivo 2018-2019. Eles serão objeto de trabalho, com o objetivo de introduzir os inputs para a sua melhoria, que venham a ser recolhidos durante esta fase experimental.

ü  Na Educação Pré-escolar, inicia-se a implementação das Orientações Pedagógicas, as quais guiam as monitoras e orientadoras sobre a forma de abordar as diferentes componentes educativas, nomeadamente para a familiarização com a Língua Portuguesa, o desenvolvimento da motricidade e de hábitos de socialização positivos;

ü  No 1º Ciclo, no 1º ano de escolaridade, todas as áreas disciplinares, foram objeto de trabalho e foram introduzidas novas áreas de aprendizagem. A matriz curricular estruturasse nas áreas disciplinares de (i) Língua Portuguesa, com uma nova abordagem metodológica e de método de ensino aprendizagem, a qual além do Caderno Experimental conta com um Guia para o Docente e um CD Interativo; (ii) Atividades Científicas que é uma área nova (Caderno Experimental); Educação Artística e Cultural (Guia do Docente) e Ciências Integradas (Caderno Experimental). Estão sendo desenvolvidas, desde 7 de setembro ações de capacitação dirigidas a todos os docentes do 1º ano de escolaridade. O objetivo é preparar os professores de cada concelho para trabalhar com os novos instrumentos pedagógicos e serão orientadas pelos autores dos manuais, cadernos de exercícios e guias.

ü  No 2º Ciclo, que inicia com o 5º ano de escolaridade, foram introduzidas as seguintes inovações em matéria de áreas curriculares – Francês (Caderno Experimental e CD de Apoio); Inglês (Caderno Experimental); Ciências da Terra e da Vida (Caderno Experimental); História e Geografia de Cabo Verde (Caderno Experimental) e Atividades Cientificas (Guia do Docente).  As disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, por questões que se prendem com a progressão de conhecimentos não foram objeto de intervenção, prevendo-se modificações na área de matemática em 2018-2019, para garantir a continuidade do processo encetado este ano. A equipa de autores dos materiais didático pedagógicos de Inglês, Francês, e Educação Artística e Cultural orientará ações na semana da preparação metodológica em algumas escolas da ilha de Santiago. Os docentes das restantes ilhas, durante o mês de setembro, serão capacitados à distância.

ü  Sendo a implementação da nova matriz um processo progressivo e ascendente, mantém-se a mesma estrutura curricular e os materiais em vigor no 2º, 3º, 4º, 6º, 7º e ano de escolaridade. Foram produzidas e serão disponibilizadas aos docentes, folhas de fé de erratas, com correções que incidem sobre os erros ortográficos, ou de conteúdo nos materiais em vigor. Constitui uma exceção a publicação de um Caderno Experimental de Físico-Química para o 7º ano de escolaridade. Esta opção se prende com o carater de urgência de resolução dos problemas de gestão das aprendizagens que esta disciplina apresentava.

ü  Ainda e tomando em consideração os resultados do diagnostico do sistema, que indicaram que a disciplina de Matemática, constitui a disciplina com maior índice de insucesso no 7º ano de escolaridade, resultante de deficiências do processo de ensino/aprendizagem ao longo do Ensino Básico, optou-se por introduzir profundas modificações, tanto a nível de conteúdos, como de abordagem metodológicas e de materiais de apoio em todos os anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Conta com novos Manuais e Cadernos de Exercício (1º/2º e 3º/4º) e Guias do Docente.

No Ensino Secundário, que ainda este ano abrange o 8º ano de escolaridade, a inovação mais significativa prendesse com a introdução do Mandarim como Língua Estrangeira Opcional. A mesma será lecionada por docentes cooperantes da República Popular de China, e apoiada por matérias também elaborados pela equipa da cooperação.

Os Cadernos Experimentais, serão distribuídos paulatinamente, a partir do dia 15 de setembro e comercializados através das Delegações nas Escolas. Os Manuais do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática (1º/2º e 3º/4º), serão comercializados pelas Delegações. Os Manuais objeto de reimpressão já estão no mercado.

Educação Pré Escolar