No âmbito do processo de preparação do Orçamento Geral do Estado de 2018, o Ministro das Finanças, Olavo Correia, tem em andamento uma série de audições com o mais variado leque de instituições, personalidades da sociedade civil e ainda os partidos políticos, com o objetivo de dar ao OE2018 um cariz mais integrador e participativo possível. Neste âmbito, a Associação para a defesa do Consumidor – ADECO realizou algumas sessões de recolha de sugestões e propostas para o documento. No quadro da sua deslocação à ilha de São Vicente (esta terça-feira) o Ministro das Finanças aproveitou para visitar a ADECO e felicitar o trabalho que a instituição vem desenvolvendo ao longo dos anos.
Do leque das propostas da Associação da Defesa do Consumidor, enviadas ao Ministério das Finanças, no âmbito do OE 2018, constam, entre outras: o fomento ao crescimento inclusivo; medidas para a redução da pobreza e a melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos; modernização das infraestruturas; acesso à água e saneamento.
O Ministro das Finanças parabenizou, em nome pessoal e enquanto membro do Governo, a ADECO pelo trabalho que vem desenvolvendo. Olavo Correia enfatizou que a instituição merece todo o carinho do Governo, tanto quanto à mobilização de recursos, interno e externo, como através de contratos-programa para projetos específicos, diretamente acordados com o Executivo. Isto, de forma a incrementar a autonomia financeira e ainda para promover o serviço que a ADECO vem prestando à sociedade civil cabo-verdiana.
Olavo Correia garantiu ainda à ADECO que o Executivo está de portas abertas para receber as contribuições da Associação, mesmo fora deste processo de preparação do Orçamento para o próximo ano.
No encontro foram ainda abordadas questões como as dificuldades de financiamento da instituição e ainda as questões que no entender da organização, merecem melhor proteção legal, nomeadamente quanto à defesa dos interesses do consumidor.