Notícias

Comunicado:MCIC anuncia candidaturas para o financiamento dos projetos para o ano 2018

O Programa do Governo para a IX Legislatura colocou a cultura no centro de políticas ativas de criação de emprego e de novas oportunidades para os jovens e criadores cabo-verdianos. A integração da cultura como geradora de riqueza económica tem sido um dos objetivos do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através de programas e políticas integradoras, proactivas e que visem o desenvolvimento das regiões e do País.

Neste sentido a par da programação cultural institucional, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas abriu no ano de 2017 um edital destinado a financiar vários projetos vindos da sociedade civil e de criadores que tivessem ideias únicas, originais e que acrescentassem valor ao mercado cultural do arquipélago. Dando seguimento ao sucesso do primeiro edital, o MCIC anuncia as candidaturas para o financiamento dos projetos para o ano 2018.

Com objetivo de estimular áreas muito específicas e direcionar os recursos do estado de forma mais eficiente e de encontro com as expetativas regionais e locais de uma programação de qualidade e voltada para o aumento do consumo da arte e da cultura nas comunidades, o MCIC anuncia que serão elegíveis, para o ano orçamental de 2018, projetos para financiamento nas seguintes áreas: Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas), Artesanato (exposições e ateliês), Dança (espetáculos individuais ou de grupos e projetos de internacionalização), Design e Moda (apresentação de coleções individuais e coletivas, workshops, formação e feiras de moda), Música (concertos individuais e de grupos) e Teatro (espetáculos, peças de autores cabo-verdianos, itinerância e internacionalização).

Os projetos que foram beneficiados no ano anterior podem concorrer a novos financiamentos desde que o relatório do financiamento anterior tenha sido enviado e validado pela equipa do MCIC, ou venha a ser enviado até ao final ao final do ano civil de 2017.

O Ministério da Cultura e das indústrias Criativas informa ainda que os projetos para as áreas de literatura e cinema serão contemplados em Editais próprios a serem publicados pela Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) e pela Associação Cabo-verdiana de Cinema e Audiovisual, respetivamente.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas informa aos interessados que o Edital para candidatura de projetos para financiamento para o ano Económico 2018 estará disponível para consulta na página do Facebook do MCIC (www.facebook.com/cultura.caboverde),nos jornais, na secretária do MCIC e no Palácio da Cultura Ildo Lobo.