Notícias

Governo e Autarquias firmam protocolo com foco no desenvolvimento das ilhas turísticas do Sal e Boa Vista

O Governo irá firmar esta segunda-feira, 4 de setembro, Protocolos de Parceria com as Câmaras Municipais do Sal e da Boa Vista, com o objetivo de, através de uma gestão conjunta das receitas do fundo do turismo, investir na melhoria dos destinos turísticos destas duas ilhas. O ato terá lugar na sala de reuniões do MIOTH, sito em Ponta Belém, cidade da Praia, pelas 16 horas.

As novas opções adotadas na gestão do fundo do turismo estão orientadas para permitir que as receitas da taxa turística cobradas num determinado município sejam aplicadas nesse mesmo município em projetos de reabilitação, regeneração e requalificação urbana, com impacto sobre a melhoria e a qualificação dos destinos turísticos.

Assim, o Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves e pela Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Engenheira Eunice Silva, irá firmar Protocolos de Parceria com as Câmaras Municipais do Sal e da Boa Vista, com o objetivo de, através de uma gestão conjunta das receitas do fundo do turismo, investir na melhoria dos destinos turísticos destas duas ilhas.

A definição de prioridades terá como objetivo primordial selecionar projetos com impacto positivo na melhoria da oferta turística, da qualificação urbanística, ambiental e patrimonial das cidades e das localidades com interesse turístico.

Pretende-se ainda envidar esforços conjuntos no sentido de dinamizar as economias locais; promover a inclusão social e urbanística através da eliminação de barracas e de uma política de planeamento e disponibilização de terrenos infraestruturados para a habitação condigna.

Estarão presentes os Ministros da Economia e Emprego, das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, os Presidentes das Câmaras Municipais do Sal e da Boa Vista, o Presidente do Conselho de Administração do Fundo de sustentabilidade social para o Turismo, entre outras individualidades.

Pela sua importância, convidamos Vossa Excelência e o Órgão de Comunicação social que representa a presenciar este ato e a dar a este assunto o tratamento jornalístico que merece. Sem mais permanecemos ao dispor para quaisquer informações adicionais.