“A China tem vindo a cooperar com o nosso país em várias áreas, principalmente na área da saúde e tem sido um parceiro muito importante para Cabo Verde”, salientou o Ministro dos Assuntos Parlamentares da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que em substituição do Ministro da Saúde e da Segurança Social, recebeu hoje, sexta feira, 01 de setembro, a visita da equipa médica da Província de Sichuan da Comissão de Saúde e Planeamento Familiar.
O Ministro afirmou que Cabo Verde tem conseguido nos últimos anos excelentes indicadores na área da saúde “e isso deve-se também a amizade, a disponibilidade e a cooperação dos países amigos, particularmente da China”.
Fernando Elisio transmitiu em nome do Governo de Cabo Verde e do Ministro da Saúde “uma palavra de agradecimento à China pela colaboração e cooperação com Cabo Verde ao longo dos anos”, tendo estendido a gratidão à equipa médica de Sichuan, por estarem a apetrechar e a melhorar o funcionamento e a prestação do Hospital Dr. Agostinho Neto (HAN).
“Dentro daquilo que tem sido a nossa aposta, neste momento estamos a trabalhar no sentido de reforçar e aproximar a saúde à toda população cabo-verdiana e nos próximos tempos pretendemos alargar as redes de infraestruturas base de saúde e gostaríamos de continuar a contar com o apoio e a cooperação da China” disse.
Por seu turno, o Diretor do HAN, Júlio Andrade, explica que esta cooperação com Sichuan é considerada muito boa e importante para Cabo Verde, pois “tem uma equipa permanente no País que dá assistência médica na área de cirurgia, ginecologia, traumatologia, anestesia e via de acupuntura”.
Enquadrado no programa de formação na área de gineco-obstetrícia no HAN esteve uma equipa médica cabo-verdiana na China para preparação de cirurgia laparoscopia ginecológica e agora veio uma equipa cirurgiã para fazer as intervenções mais diferenciadas como assistência médica, formação para os ginecologistas e obstetras cabo-verdianos.
Segundo Andrade, com o apoio da equipa médica de Sichuan são realizadas, anualmente, no HAN cerca de três mil cesarianas e mais de quatro mil partos.
De realçar, que esta missão se enquadra no âmbito da cooperação entre a República Popular da China e Cabo Verde na área da saúde, mais concretamente na implementação das atividades integrantes do Protocolo assinado em outubro de 2016: “Projeto de Desenvolvimento Saúde Materno Infantil”.