O Ministério da Família e Inclusão Social, em parceria com as Câmaras Municipais da Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau, procederam no dia 26 de agosto, o levantamento nos terrenos nos dois Municípios, no âmbito da implementação do programa “Cadastro Social Único”.
O objetivo foi o de estabelecer um conjunto de procedimentos, instrumentos e mecanismos de articulação, contribuindo para o empoderamento do agregado familiar, através do reforço das potencialidades e combate às vulnerabilidades.
O processo da recolha de informações, está sendo feito através do inquérito que avalia a situação do individuo e do agregado, considerando os aspetos como condições de alojamento, acesso à água e energia, situação da saúde, capital cultural e social, rendimento e necessidades das pessoas dependentes (crianças, idosos e pessoas com deficiência).
No Município de Ribeira Brava, prevê-se cobrir as zonas da Vila da Ribeira Brava, Juncalinho e Belém. Já no concelho de Tarrafal, vai ser nas zonas de Campo Pedrada, Alto Fontainhas, Ribeira Prata, Fragata e Chã de Poça.
No terreno se encontram uma equipa para cada Município, estando constituída por dois técnicos Municipais e por três inquiridores contratados e devidamente formados para o processo.