O Palácio do Governo vai ser amanhã, quarta-feira, 30 de agosto, palco da leitura sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o lema “Os Direitos Humanos não vão de férias”, promovida pelo movimento Jovens pela Paz, em parceria com a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania. O evento realiza-se das 10h às 12h.
“Conheça os seus direitos humanos, proteja-se e defenda os direitos de alguém!” é o apelo desta iniciativa, que consiste em desafiar os cabo-verdianos a uma leitura individualizada da Declaração Universal dos Direitos Humanos em bairros e em espaços públicos. Desta forma, pretende-se promover o conhecimento e prática dos princípios de Direitos Humanos, para que esses possam ser usados como ferramentas para o reforço da cultura da paz e sã convivência na sociedade cabo-verdiana.
A ideia responde ao slogan do Dia Internacional dos Direitos Humanos de 2016 – “Defenda os Direitos de Alguém Hoje” – adotado pelas Nações Unidas, que apela à reafirmação da humanidade comum.
O lançamento da iniciativa “Os Direitos Humanos não vão de férias” decorreu na zona balnear da Prainha no passado dia 12 de agosto. Desde então, já foram realizadas sessões no Mercado do Sucupira, no bairro de Achada Grande Trás, em autocarros da Cidade da Praia e no bairro do Palmarejo Grande.