A Associação Sindical dos Professores de Cabo Verde “SINDPROF”, efetuou, nesta terça-feira, uma visita ao Ministério da Educação, para fazer a sua apresentação oficial à Ministra da Educação, Maritza Rosabal, e se inteirar das propostas, desafios e melhorias do sistema educativo.
Um dos representantes sindicais realçou o papel que a associação vem desempenhando junto dos docentes e dos novos associados e apresenta a sua plataforma que, de entre outras prioridades, incide na forte aposta na formação e capacitação dos docentes, como transformadores sociais e na criação de um Gabinete de apoio do Docente.
“Temos alguns projetos em curso, bem com as formações pedagógicas, línguas estrangeiras, formação sobre indisciplina escolar e outros problemas de foco educativo, bem como o reforço de algumas parcerias com o MCIC, MSSS e com o BAD”, destacou a presidente dessa associação sindical.
Por sua vez, Maritza Rosabal reafirmou a disponibilidade do Ministério da Educação em trabalhar em parceria com a SINDPROF na implementação das medidas educativas que vêm sendo adotadas, assim como em matérias transversais como o alcoolismo, e assédio sexual no ambiente escolar.
E propõe trabalhar juntos, no sentido das formações serem certificadas, assim como apelou a esse sindicato a colaborar com o ME na melhoria do processo de avaliação dos docentes.