Notícias

Governo galardoa Dr. Morris Bashier com medalha de mérito profissional

O Governo de Cabo verde atribuiu ao médico cirurgião Dr. Morris Bashier, o Segundo Grau da Medalha de Mérito Profissional, numa cerimónia emotiva que decorreu no Salão de Banquetes do Palácio do Governo.

Governo galardoa Dr1

Na cerimónia foi relembrado, pelas palavras do Ministro da Saúde e Solidariedade Social, Arlindo do Rosário, o fato do Dr. Morris ter começado a trabalhar no país em 1983, com a previsão de uma missão com duração de um ano, e ter ficado 34 anos. Durante esse período, o Dr. Morris Bashier trabalhou como Médico Cirurgião Geral no Hospital Dr. Agostinho Neto, em Santiago, no Hospital Dr. Batista de Sousa, em São Vicente e no Hospital São Francisco de Assis, no Fogo.

O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, que entregou a distinção, destacou o espírito de missão do médico que, apesar de já estar reformado, “continua a trabalhar e a salvar vidas”.

O Dr. Morris Haroun Makar Bashier nasceu na Cidade de Cairo, Egito, em novembro de 1951. É licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina Ain Shams (Egipto) e Especialista em Cirurgia Geral, pela Universidade do Cairo (Egipto). A paixão pela causa humanitária e o desejo de levar seu nome às terras distantes, levou-o a escolher Cabo Verde como campo de acção.

Após uma vida dedicada aos outros, o Dr. Morris vai regressar ao seu país de origem, Egito.