Notícias

Start-up Jovem e Fomento ao Micro Empreendedorismo bem recebidos em Santo Antão

Sala cheia em Ribeira Grande, Paúl e Porto Novo, para receber o Start-up Jovem e o Fomento ao Micro Empreendedorismo, enquadrado no programa do Governo de divulgação e apresentação pública desses programas, em todo o país.

Start-up Jovem e Fomento ao Micro Empreendedorismo bem recebidos em Santo Antão1

Para o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva o que se quer é “atacar” a economia das ilhas com determinação e ambição, aproveitando as potencialidades de cada uma.

“Todas as ilhas do país têm potencialidades que precisamos transformar em ações, criando condições de crescimento da economia nas ilhas”, afirmou Ulisses Correia e Silva, apelando aos jovens e mulheres de Santo Antão a aproveitarem as potencialidades da ilha, nomeadamente na agroindústria, agricultura de alto rendimento, turismo rural e de natureza, entre outras vertentes.

Até porque, conforme salientou o Chefe do Governo, as condições de financiamento que esses programas oferecem, têm a componente de tornar menos difícil o arranque dos jovens no empreendedorismo, com mecanismos de partilha de riscos, entre o Estado, os Bancos e os empreendedores, financiamentos e incubação.

Por outro lado, o Governo pretende que esses programas, resolvam o problema de base por que passa o país, que é o desemprego, que deverá ser colmatado com medidas que “extravasam” as ofertas “limitadas” de empregos a partir do Estado.

Neste sentido, estão a ser asseguradas todas as facilidades de acesso, sem nenhum constrangimento burocrático ou de obstáculo para se candidatar, deixando aos jovens que querem empreender, aos que terminam a sua licenciatura e as mulheres, condições de transformar a vontade empreendedora em negócios sustentáveis.

José Ulisses Correia e Silva ressaltou, igualmente, a necessidade de adotar uma atitude diferente em relação aos que “realmente fazem com que as coisas aconteçam”.

“Queremos que os que invistam, arriscam e acreditam nos seus negócios e no país, sejam avaliados positivamente. E o caminho que estamos a percorrer com o Start-up Jovem e o Fomento ao Micro Empreendedorismo vai nesse sentido”, afiançou.

A cidade do Porto Novo foi a primeira a receber os programas – Start-up Jovem e Fomento ao Micro Empreendedorismo, seguida dos municípios do Paúl e Ribeira Grande. Importa ressaltar que esses programas visam promover o empreendedorismo, incentivar a criação e desenvolvimento de microempresas por parte de jovens; geração de emprego; rendimentos sustentáveis, e ainda, densificar o tecido económico nacional.