O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, irá presidir, sábado, 19 de agosto, às10h00, no Palácio do Governo, a cerimónia de homenagem para atribuição de Galardão com Segundo Grau de Medalha de Mérito Profissional ao Dr. Morris Makar, Médico egípcio que exerceu funções em Cabo Verde desde julho de 1983, pelo excelente trabalho prestado no nosso país nas últimas três décadas.
O momento será para agradecer em nome de Cabo Verde e dos cabo-verdianos os bons ofícios deste médico-cirurgião pela abnegação e competência, humanismo e amizade, demonstrados ao longo dos 34 anos de serviço no arquipélago.
O nome do Dr. Morris fica na galeria de grandes homens de Cabo Verde que ganhou, por mérito próprio, o direito de ser considerado um dos expoentes máximos da medicina e da cirurgia cabo-verdianas, pelo seu espírito de entrega, amor e dedicação à saúde pública deste país.
Natural do Egipto, Dr. Morris Makar optou-se para viver e trabalhar em Cabo Verde, demonstrando a sua profunda ligação às nossas ilhas e contribuindo para promover e defender os direitos das pessoas que diariamente se dirigem aos serviços de saúde.
O Dr. Morris Haroun Makar Bashier nasceu na Cidade do Cairo, Egipto, em 1951. É licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina Ain Shams e Especialista em Cirurgia Geral, pela Universidade do Cairo (Egipto).
Em Cabo Verde, trabalhou no Hospital Dr. Agostinho Neto, ilha de Santiago, prestando também serviços nos Hospitais Dr. Batista de Sousa e São Francisco de Assis, nas ilhas de São Vicente e do Fogo, respetivamente.