A localidade de São Lourenço, no Concelho de São Filipe, na ilha do Fogo já dispõe de um Estádio de Futebol. A infraestrutura foi inaugurada neste domingo, 06 de agosto, num ato presidido pelo Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que na ocasião revelou que esta edificação pode ser o inicio da afirmação de São Lourenço a nível do desporto na ilha, no país e, quem sabe, a nível internacional.
Para o titular da pasta do Desporto, “este feito prova os políticos que governam para as pessoas e para satisfazer as suas necessidades, pois essa infraestrutura está enquadrada na estratégia do Governo para o setor, que é de generalizar o desporto para todas as localidades de Cabo Verde, permitindo que as pessoas, independentemente de onde nasçam, tenham condições de praticar o desporto e de ascender socialmente por causa deste fenómeno”.
A inauguração do Estádio de Futebol realizou-se no âmbito da comemoração do Dia de São Lourenço, padroeiro da Freguesia de São Lourenço, a ser assinalado no dia 10 de agosto com um leque de atividades religiosas, culturais, desportivas e recreativas.
Assim, o Ministro que esteve presente no ato, a convite da edilidade de São Filipe, dirigiu palavras de apreço ao presidente da Câmara e a toda a sua equipa pelo fato de efetivarem a referida infraestrutura no tempo adequado, coincidindo com a festa de Nhô São Lourenço.
Deu os parabéns a toda a população da localidade de S. Lourenço e arredores, apelando para que cuidem da infraestrutura para que daqui a algum tempo “possamos juntamente com a Câmara Municipal requalificar outras infraestruturas – Campo de Lém, construir mais infraestruturas desportivas aqui na Ilha do Fogo, e no próximo mês de novembro termos relva sintética no Estádio Municipal de Santa Catarina”.
Em declarações à imprensa, Fernando Elísio Freire frisou que o engajamento do Governo nesses tipos de investimentos é total, porque são infraestruturas que servem a comunidade, permitindo, por um lado, o acesso à prática de atividade desportiva e, por outro, que haja uma maior interação entre as diferentes localidades na Ilha do Fogo, indo ao encontro daquilo que é a estratégia do Governo.