O Ministério da Educação recebeu, nesta quarta-feira, 02 de agosto, a Vice-Reitora da Universidade de Harvard Kennedy School, Alexandra Martinez, com vista a uma parceria nos programas do setor da educação, mais concretamente na formação em áreas como a administração e políticas publicas.
Segundo o Diretor Geral do Ensino Superior, Aquilino Varela, a Universidade de Harvard Kennedy School, tem demonstrado que a sua politica não é apenas estabelecer protocolos clássicos, mas sim de proporcionar plataformas de reflexões conjuntas. “Isto significa que apostam nos programas virados para cursos e capacitações presenciais do que efetivamente transferir conhecimento, através de protocolos”, salienta.
A par disso, Aquilino Varela, em representação da Ministra da Educação, realçou que o Governo tem um vasto interesse em estreitar as relações com a Universidade de Harvard radicada nos E.U.A, sobretudo nas áreas de politicas públicas e politicas administrativas, nas quais Cabo Verde necessita reforçar.
No entender do Diretor Geral do Ensino Superior, são essas as duas áreas que Cabo Verde precisa para reforçar no sentido da formulação de análises e implementação das politicas publicas em matéria da educação voltada para Educação Especial e Ensino Superior, bem como em matéria de administração publica, com habilidades e conhecimentos que possam vir das Universidades como Harvard.
Aquilino Varela anunciou que o Governo vai mobilizar as pessoas no sentido de estes passarem a conhecer as ofertas formativas da Harvard Kennedy School, frisando ainda que a intenção do Ministério da Educação é distribuir os formandos por diferentes países para as trocas de experiencias com ganhos mútuos, através do financiamento pretendido junto do Banco Mundial.
É de realçar que a Haverd Kennedy school, já formou milhares de estudantes, com foco na formação de líderes com bom nível de gestão e com capacidade de tomar decisões.