Notícias

Ministério da Justiça e Trabalho vai elaborar Pano de Ação para sensibilizar a sociedade sobre trafico humano

O Ministério da Justiça e Trabalho vai elaborar um Plano de Ação com vista à sensibilização da sociedade sobre o tráfico humano. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 31 de julho, pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, à margem do ato simbólico que reconfirma a adesão de Cabo Verde na campanha Coração Azul da UNODC.

Ministério da Justiça e Trabalho vai elaborar Pano de Ação para sensibilizar a sociedade sobre trafico humano

Segundo Janine Lélis, trata-se de um Plano de Ação para uma divulgação permanente das informações e para que as autoridades estejam atentas às questões do tráfico humano e desta forma mostrar que Cabo Verde está engajado nesta luta mundial que também é nossa.

Durante a sua intervenção a governante solicitou o apelo de todos no sentido de serem mensageiros desta campanha, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a problemática da luta contra o tráfico de pessoas e o seu impacto na sociedade, bem como a estarem atentos aos sinais, tendo em consideração que é um crime grave, de uma violência gritante, mas muito escondido e de difícil perceção.

Considerou ainda, ser importante que “as pessoas possam perceber pequenos sinais que devem servir de alerta para àquilo que pode ser o tráfico humano e denunciar para as autoridades”.

A representante do Sistema das Nações Unidas, Ulrica Richardson, lembrou que “é preciso que mais atenção e mais recursos sejam investidos para identificar e apoiar as vitimas do tráfico, bem como ações destinadas a melhorar o sistema de justiça criminal para detetar, investigar e processar e assim poder combater esse crime contra a humanidade”. 

De realçar que Coração Azul é uma campanha da UNODC cujos Ministros da Justiça da CPLP aderiram no passado mês de junho.