O Governo, através do Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, reiterou o desafio de Cabo Verde organizar o Sal Beach Soccer da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e mostrou-se engajado em estimular a questão da paridade nas políticas implementadas para o setor da juventude no País. As informações avançadas pelo próprio titular da pasta do Desporto que se encontra em Portugal a participar na X Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP.
Durante a Conferência que decorreu neste último domingo, 30 de julho, em Caminha, Portugal, Fernando Elísio Freire, enquanto Ministro do Desporto, ao apresentar os principais desenvolvimentos dos setores em epígrafe no encontro, reiterou o desafio de Cabo Verde organizar o evento Sal Beach Soccer da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, podendo começar com uma atividade impulsionada pela Conferência de Ministros e posteriormente passar para as federações.
Recorde-se que o Sal Beach Soccer é um campeonato de futebol de praia internacional, mundialmente apreciado e seguido por milhões de adeptos. O evento que tem por objetivo promover o turismo nacional, através do Desporto, tem o selo da FIFA e do Beach Soccer International e é organizado pela Câmara do Turismo de Cabo Verde.
Relativamente ao setor da juventude, o governante avançou um conjunto de ações que o Governo de Cabo Verde está a desenvolver, tendo destacado programas de empregabilidade e empreendedorismo, onde ressaltou a questão da paridade, considerado de grande importância a nível de financiamento.
De acordo com Fernando Elísio Freire, 50% dos créditos particularmente nos programas de empreendedorismo será para jovens mulheres, justificando que “infelizmente a pobreza e o desemprego em Cabo Verde têm um rosto, são jovens e são mulheres”.
Neste sentido, o Governo criou, igualmente, uma bolsa denominada – Bolsa Cabo Verde Global -, que se traduz em colocar os cabo-verdianos nas melhores organizações do mundo para frequentarem estágios profissionais e master. “Estamos a trabalhar nessa questão para que possamos ter uma juventude cada vez mais incluída, que sirva de base para o desenvolvimento do país e que seja continuo”, enfatizou o Ministro.
Ainda, durante a reunião que foi constituída a comissão Técnica de Acompanhamento dos Desportivos da CPLP, Fernando Elísio Freire elencou outros desenvolvimentos no setor do desporto, realçando a reconfiguração da lei de bases do sistema desportivo para uma lei de atividade física e do desporto; a implementação do Programa Nacional de Atividade Física denominado “MexiMexê”; a reconfiguração do Conselho Nacional do Desporto; a criação da Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV), entre outros.
De realçar que a X Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP foi antecedida pela reunião de Diretores Gerais de Juventude e Desporto da CPLP e pela reunião da Comissão de Juventude e da Comissão de Desporto.
Os trabalhos terminam hoje, 31 de julho, com a realização do II Fórum do Desporto da CPLP, em Gondomar.